Topo

Coluna

Flávio Ricco


Band insiste em provar que não sabe fazer televisão

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

22/02/2019 00h06

Às voltas com tantos problemas, o que a Band mais precisa é não repetir os muitos equívocos cometidos e, daqui em diante, pensar numa televisão capaz de trazer de volta o público perdido ao longo dos últimos anos.

Existem, na verdade, alguns movimentos neste sentido. 

A mexida nas manhãs, com os prometidos lançamentos de um jornal e um novo programa de variedades, pode ser um bom começo, mas ainda bem insuficiente diante dos tamanhos buracos existentes na grade.

Há a necessidade de um trabalho bem pensado no todo, algo que pelas próprias decisões conhecidas e já anunciadas não está acontecendo. 

A chance do "MasterChef" dar certo nas noites de domingo é nenhuma, por ser uma faixa já de muito tempo com um número "x" de ligados, convenientemente distribuídos entre Silvio Santos, "Fantástico" e "Encrenca", principalmente. 

E, cá entre nós, comida é o que menos qualquer um quer ouvir falar ou pensar numa noite de domingo. 

Sem qualquer exagero, esta chega a ser uma escolha irresponsável, num momento em que a Bandeirantes não pode nem pensar ou se dar ao luxo de errar.

Certo pelo incerto

De muito tempo, não de agora, a noite de terça-feira continua sendo uma dor de cabeça na vida dos programadores da TV. Até a Globo tem problemas. 

E o "MasterChef", com 4 ou 5 pontos, no momento atual da Band, está de muito bom tamanho. Mesmo com o formato esmerilhado, nunca foi o maior dos problemas. 

E o que vem aí

E o que se prepara, levando o "MC" para os domingos, é uma reprise no primeiro momento e, na sequência, o lançamento de um produto similar nas noites de terça. 

Estão enchendo a programação de formatos, sem qualquer preocupação em desenvolver nenhum conteúdo. Outra iniciativa de quem não pensa ou não sabe fazer televisão, é sempre apelar para o prato feito.

Ana Paula Padrão - Band - Band
Só Ana Paula Padrão será apresentadora de dois realities na Band
Imagem: Band

Pela ordem

Já tem o "MasterChef", vem por aí mais um parecido com ele, além de "O Aprendiz", o reality de jornalismo da Ana Paula Padrão, reprise do "Shark Tank" e "Planeta Startup".

Onde querem chegar com isso? Uma pena. A Band, no momento em que ela mais precisa de pessoas capazes, tem a sua pior direção de todos os tempos. Erram no atacado e acertam no varejo.

Fica de olho

Está cada dia mais escancarado o lobby das produtoras estrangeiras no mercado.

E isto em todos os setores, dentro e fora das emissoras. Os mais fracos ou incompetentes, claro, se deixam levar pelo canto da sereia. Querem botar fogo no circo e esquecem que estão debaixo da lona.

Petkovic - false - false
Petkovic toma conta da palavra nos programas do SporTV

Exagerado

Ele era preciso nas cobranças de falta e colocava a bola onde queria, mas não lembro bem se o Petkovic, em campo, era tão fominha como agora, nos programas esportivos do SporTV. 

Toma conta da palavra, não passa e não tabela com ninguém. Difícil.

Gravado

Glenda Kozlowski e Raphael de Angelis gravaram entrevista com Neymar, conversa de mais de duas horas, na casa dele, em Paris. Os dois ficaram impressionados com o tamanho do tempo que o craque dispensa para o tratamento da sua contusão no pé. 

Vai ao ar no "Esporte Espetacular" do dia 3 de março.

Mistério

Se tem algo que ninguém, na Band, conseguiu descobrir até agora - e aí se incluem os seus mais medalhados, foi o motivo que determinou o afastamento do Betinho da cobertura do Band Folia.

E o interessante é que, quando alguém pergunta, não há resposta. O que se sabe é que não foi uma decisão do Artístico, ou muito menos por causa de dinheiro.

E por outra

O elenco da Band, data hoje e sem ser os que irão trabalhar, também não trocará São Paulo por Salvador para fazer presença vip no carnaval.

Aquela folia de outros carnavais, desta vez, não vai rolar. 

Simone e Simaria - Isabella Pinheiro/TV Globo - Isabella Pinheiro/TV Globo
"The Voice Kids", das juradas Simone e Simaria, é um dos maiores sucessos da Globo na atualidade
Imagem: Isabella Pinheiro/TV Globo

Batalhas 

Simone e Simaria estão escaladas para cantar "Qualidade de Vida", domingo, no segundo dia de "Batalhas" do "The Voice Brasil", hoje um dos maiores sucessos da Globo.

Nesta fase, os técnicos separam seus times em trios que se apresentam juntos no palco e em seguida decidem qual voz segue na disputa.  

Saiu a primeira

A série "Eu, Minha Avó e a Boi", escrita por Miguel Falabella e sob encomenda para a Globoplay, integra uma lista de projetos aprovados pela hoje executiva Glória Perez. 

Muito em breve, haverá o anúncio de outros dois trabalhos. 

Mudou  

Sobre a data de estreia da série "A Garota da Moto", não vai ser mais no dia 13. 

O SBT decidiu antecipar em uma semana e ficou para o dia 6.     

Bate - Rebate

*    Há uma reclamação muito forte, entre o próprio elenco da Record, sobre a interferência da igreja na sua dramaturgia...
*    ... Algo que deixou de se limitar ao texto, prática de algum tempo...
*    ... Mas agora até também na direção e produção de algumas cenas. Está difícil.
*     A novela do Walcyr Carrasco, "A Dona do Pedaço", é quase que um caso à parte na dramaturgia da Globo...
*    ... Já começaram as gravações, mas ainda tem gente sendo escalada.
*    Silvio de Abreu destacou o experiente Ricardo Linhares para fazer a supervisão da novela de Manuela Dias, que vai entrar na sequência do Walcyr.
*    O jornalismo da Record, agora sob a responsabilidade de Antonio Guerrero, está passando por algumas transformações...
*    ... Colocar Rogério Gallo como diretor de criação foi só uma delas...
*    ... E tudo está sendo feito com muita calma e depois de cuidadosas avaliações...
*    ... O interessante é que, graças a esta sua forma de trabalhar, o Guerreiro ganhou a redação...
*    ... Está todo mundo com ele e não abre. Bom assim.
*Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco