Disney se prepara para anunciar venda do Fox Sports
A Disney, que adquiriu o grupo Fox, vai anunciar em breve a separação do Fox Sports de seu portfólio de canais.
O procedimento consta de acordo firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e fará parte do processo de venda do canal, que será conduzido por um banco e terá que seguir rigorosas normas de governança corporativa dos agentes envolvidos.
Além, é claro, de receber os envelopes e analisar as melhores ofertas que estiverem alinhadas com a avaliação estipulada.
Exigências de compliance (conformidade com leis e regulamentos) podem inviabilizar a participação de muitas empresas na disputa pelo Fox Sports. No setor de comunicação, por exemplo, todas as com vínculos políticos e religiosos.
Globo e Bandeirantes, por sua vez, já estarão legalmente fora por já possuírem canais esportivos na TV paga.
Da grande rede de TV aberta, o SBT poderia se apresentar como forte candidato. Além de não ter qualquer restrição, possui uma excelente relação comercial com o grupo Disney, tendo transmitido até o ano passado duas horas de sua programação infantil.
Resta saber se existe interesse.
Como outra possibilidade, o grupo Turner, que, com o fim do Esporte Interativo, voltaria a investir em esporte ou, quem sabe, incentivar a criação de um modelo de negócio semelhante ao que foi feito com a CNN Brasil. Também não se pode descartar o interesse de um novo grupo, fora do setor de comunicação, que resolva investir na aquisição do canal.
O jogo pela aquisição do "FS" vai começar. A torcida é que a proposta acabe sendo a melhor para os profissionais da área e para o público em geral.
De acordo com o CADE, a venda do canal Fox Sports "tem como objetivo permitir que a estrutura do mercado permaneça com a mesma pressão competitiva anterior à fusão Disney-Fox, com a continuidade de três opções de canais de esportes para os consumidores no Brasil: SporTV (da GloboSat), ESPN (Disney) e mais uma nova empresa com os ativos do Fox Sports".
Ainda segundo o CADE, "o pacote de ativos a ser desinvestido inclui todos os direitos de transmissão de eventos esportivos pertencentes à Fox Sports, todos os contratos com operadoras de TV por assinatura, funcionários-chave, imóveis e equipamentos de transmissão. O prazo para que a Disney realize a venda é confidencial".
No acordo, a Disney se comprometeu ainda, por prazo determinado, "a não contratar as ligas esportivas transmitidas atualmente pelo canal Fox Sports e a não readquirir os ativos a serem vendidos".
Também se comprometeu a oferecer ao futuro comprador "a opção de licenciar gratuitamente a marca Fox". As informações estão no site do órgão.
*Colaborou José Carlos Nery
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.