Topo

Coluna

Flávio Ricco


Sucesso da Maisa mostra que para a TV dos dias atuais só o Ibope não basta

Maisa Silva no seu programa de estreia no SBT - Gabriel Cardoso/SBT
Maisa Silva no seu programa de estreia no SBT Imagem: Gabriel Cardoso/SBT

Colunista do UOL*

19/03/2019 00h06

Numa televisão tão conservadora como a dos dias atuais, com o medo sempre presente ou falta de competência mesmo em investir no novo, o SBT - quem diria! - foi na certeza ao lançar o programa da Maisa Silva nas tardes de sábado.

Apesar de alguns fatores jogarem contra - dia e horário complicados e, o pior deles, sair em busca de um telespectador que não é propriamente aquele do SBT-, destaque-se aí o fato de contar uma programação bem pensada e amarrada.

Antes da Maisa, foi ao ar o seriado "Henry Danger", que também "conversa" com o jovem e nem mesmo a entrega para o Raul Gil pode ser vista como troca de público, pela identificação que sempre existiu entre os dois. Foi lá, segundo ele, que tudo começou.

O fato a se destacar, no entanto, foi a repercussão nas mídias sociais. O programa atingiu mais de 1,2 milhão de visualizações nas 24 horas após a sua exibição.

Hoje, como se percebe, medir a audiência apenas pelos números que o Ibope oferece está bem longe de refletir a verdade.

Espetáculo na TV

Teve todo um teatrinho, com direito a uma coreografia das mais interessantes, na prova de carga do reformado viaduto que quase desabou na marginal Pinheiros.

Arrumaram 28 betoneiras da mesma empresa, cheirando a tinta, veículos limpinhos, parecendo que foram criados especialmente para a ocasião. Todas as TVs lá.

Débora Bloch - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Débora Bloch, protagonista da série "Segunda Chamada"
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Vem aí

A série "Segunda Chamada", estrelada por Débora Bloch, tem estreia confirmada na Globo no segundo semestre. De acordo com o alto comando da emissora "temos uma expectativa superpositiva sobre ela".

Débora viverá uma das professoras de uma escola para adultos nesta produção em 12 capítulos. Autoria de Carla Faour, Jô Bilac e Júlia Spadaccini, com direção artística de Joana Jabace - aliás, a primeira dela. As gravações estão para começar e a proposta também é montar "um elenco bem diverso, com muitos lançamentos".

Situação esdrúxula

O fato do jornalismo não assumir o novo jornal das manhãs, aquele que terá apresentação de Joel Datena e Joana Treptow, está provocando um fuzuê daqueles dentro da Band.

Entre outros problemas porque alguns jornalistas, ou repórteres no caso, terão que trabalhar para o entretenimento. Ou não?

Lado bom

Ainda da Band o canal BandNews, em meio as comemorações dos seus 18 anos, está iniciando as transmissões do seu novo estúdio.

Dos mais bonitos, por sinal. A inauguração oficial será nesta quarta-feira, com a presença do governador João Doria e do prefeito Bruno Covas. O problema é que, na distribuição do convite, em vez de 20 de março de 2019, colocaram 2018. Alguém está trabalhando com um ano de atraso.

Guilherme Uzeda - Divulgação/TV Gazeta - Divulgação/TV Gazeta
A Tia, Guilherme Uzeda, tem volta confirmada no "Mulheres"
Imagem: Divulgação/TV Gazeta

Confidencial

Guilherme Uzeda, a "Tia", vai voltar ao programa "Mulheres" da TV Gazeta, o mesmo que ele pediu para sair em 24 de janeiro. A ideia, agora, é que trabalhe nas edições de segunda, quarta e sexta, ao lado de Regina Volpato.

A "Tia", se nada mudar, será uma novidades da coletiva de programação marcada para esta terça-feira (19).

Além disso

Neste mesmo encontro de hoje, na Gazeta, devem ser anunciadas a contratação de Celso Zucatelli, para um novo programa nas manhãs, e a mudança de horário do "Todo Seu".

Aliás, quanto ao programa do Ronnie, foi tudo combinado entre ele e a direção da casa.

Direto da estufa

Homem de televisão pintar cabelo sempre existiu, mas nunca em tamanha proporção como agora. Impressionante o número.

E haja Henê Maru para atender tanta gente. Pela quantidade que se observa, está vendendo de tonelada. E, do outro lado, tem uma galera que assume o grisalho numa boa, com a maior classe.

Postura

Bonita a atitude de Marina Ruy Barbosa, seguida da maioria do elenco de "O Sétimo Guardião", em recente reunião na Globo, ao declarar que estava muito agradecida por sua personagem, Luz, e elogiou ainda a produção da novela.

E concluiu a fala, afirmando que trabalhará com o Aguinaldo "quantas vezes ele chamar".

Importante salientar...

Que nesta mesma reunião de elenco que a Marina se colocou desta forma, ela foi acompanhada pela maioria dos atores da mesma novela.

Por maioria, entenda-se, todos menos um. Ou, no caso, uma.

Xuxa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Feliz na Record, Xuxa pensa em deixar a televisão
Imagem: Reprodução/Instagram

Xuxa elogia Record, mas...

Numa entrevista ao youtuber Maicon Santini, Xuxa Meneghel salientou que raras vezes se sentiu tão bem profissionalmente como agora na Record. Destacou, principalmente, o tratamento sempre carinhoso do vice-presidente Marcelo Silva.

Mas não descartou a possibilidade de se aposentar da televisão num futuro próximo.

Bate - Rebate

* A rádio Bandeirantes também dispensou os trabalhos do editor Everton Matias.
* E o canal Terra Viva, também do Grupo Bandeirantes, deverá promover novas demissões...
* ... O problema ali, dizem, é que o faturamento com as transmissões dos leilões está minguando...
* ... Hoje, em vez da TV, pela questão do custo, os produtores estão preferindo usar o YouTube.
* O "Enquanto meu dono não vem", quadro pet do Julinho Casares no "Hoje em Dia", continua apresentando resultados muito bons...
* ... Tão bons que levaram a Record a renovar seu contrato por mais um ano.
* A TV Cultura, como mais nova medida da sua direção, está proibindo divulgação da sua programação nas redes sociais...
* ... No mundo de hoje, não existe sinal de maior atraso...
* ... Fora completamente de sintonia com a realidade. Por aí se explica muita coisa.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco