Topo

Coluna

Flávio Ricco


A cozinha nunca esteve tão presente na TV como nos tempos atuais

Ana Maria Braga uma das precursoras do tema culinária na TV brasileira - Reprodução/Globo
Ana Maria Braga uma das precursoras do tema culinária na TV brasileira Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL*

05/04/2019 00h06

Hoje, entre as maiores e menores, toda TV que se preza tem a gastronomia como uma das suas atrações, ou inserida como um quadro obrigatório ou em formas variadas de programas, destacando-se aí os realities de competição.

Ana Maria Braga, Cátia Fonseca e Edu Guedes, além de outros, se inserem no grupo mais tradicional, ao lado de produtos considerados recentes como os comandados por Bela Gil, Rita Lobo, Claude Troisgros, Rodrigo Hilbert..., na TV fechada.

E, em outra ponta, os formatos de disputa, constituídos de fórmulas que buscam atrair atenção do telespectador com emoção e maior rapidez.

Sem abrir muito o leque, limitando-se apenas aos mais ressonantes e às redes principais, já temos o "MasterChef", da Band, há muitos anos, SBT com as versões do "Bake Off" e o recém-chegado "Top Chef", do Felipe Bronze, na Record.

E se ainda falta a Globo, a partir do segundo semestre deixará de faltar, porque também ela já terá o seu em cartaz, movimentando alguns nomes importantes da cozinha brasileira.

Como se observa, muito mais que modismo, a culinária se impôs como uma obrigação.

E vem mais...

A propósito: o "Mais Você" da Ana Maria Braga estreia no dia 22 o reality de culinária "Copia e Cola". Seis cozinheiros amadores, durante cinco dias, serão desafiados a reproduzir pratos criados por chefs famosos.

Os participantes terão acesso apenas à receita e à iguaria pronta - sem poder provar o prato original. A partir daí tentarão preparar a versão mais fiel possível daquela criação, tanto em sabor quanto visualmente.

Ninguém ganha

Mas se a quantidade da culinária na televisão começa a chegar perto, as mesas redondas de futebol já superam todos os limites do razoável. E do suportável.

Um número que nem dá mais para contar. O dia inteiro, a qualquer hora, uns três ou quatro podem ser encontrados discutindo os assuntos da bola. Os temas é que, na média, não variam. São sempre os mesmos.

Trabalhando nisso

A dramaturgia da Globo está trabalhando, de maneira bem intensa, na escalação de "Bom Sucesso", novela de Rosane Svartman e Paulo Halm, estreia prevista para julho como a próxima da fila na faixa das 19 horas.

Restam apenas alguns nomes para completar a lista.

Juliana Alves - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Juliana Alves foi chamada para participação em “Malhação – Vidas Brasileiras”
Imagem: Reprodução/Instagram

Convidada especial

Juliana Alves faz, a partir desta sexta, participação especial em "Malhação - Vidas Brasileiras", no papel de Carine, um alguém totalmente do mal.

Junto com um bando, ela planeja sequestrar Marli (Julia Mendes) e Mel (Maria Rita), respectivamente a namorada e a filha de Paulo (Felipe Rocha), dono do restaurante Le Kebek.

Outro nome

Ficou "Gonga la Gonga" o título que o "Caldeirão do Huck" vai utilizar para a versão do "The Gong Show".

Outros nomes chegaram a ser cogitados, mas já foram registrados por outras pessoas ou empresas. "Show do Gongo", por exemplo, pertence a Associação Cultural Mix Brasil. Gravações em curso.

Pedreira

A Record começa a exibir neste sábado, às 22h30, reprises do "Troca de Esposas" em substituição ao "Programa da Sabrina".

No mesmo dia e horário, o SBT passa a apresentar a nova temporada de "Fábrica de Casamentos". Reprise de um lado, inédito de outro.

Criatividade - 1

Suzana Pires está confirmada no World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), que vai acontecer no próximo dia 21, a partir das 15h, no Teatro Eva Hertz, em São Paulo.

Detalhe: trata-se de um evento marcado para o mesmo dia em 50 cidades brasileiras, além de 5 países espalhados por 3 continentes.

Criatividade - 2

A atriz e roteirista da Globo irá comandar a palestra "Dona de Si", sobre protagonismo nas relações de trabalho e na vida.

No mesmo auditório, Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da emissora, vai falar sobre sua trajetória e a criação do projeto Verdejando. As palestras são gratuitas.

Kleber Toledo e Débora Nascimento - Paulo Belote/TV Globo - Paulo Belote/TV Globo
Klebber Toledo e Débora Nascimento formam novo par de "Verão 90"
Imagem: Paulo Belote/TV Globo

Reação

Atual novela das sete, "Verão 90", escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, conseguiu uma resposta surpreendente nos índices de audiência, como se constata principalmente nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro.

Havia de fato a necessidade de dar tempo às autoras para mostrar serviço e elas não decepcionaram.

Quase lá

A quarta temporada do "The Voice Kids" chega à reta final neste domingo, quando nove candidatos, sendo três de cada time, entram na disputa da semifinal. Além dos shows ao vivo, o público poderá acompanhar uma apresentação dos técnicos com seus times.

"A Banda", de Chico Buarque, está entre as músicas escolhidas para o programa. A final será no dia 14.

Bate - Rebate

* Jô Soares em "O Livro ao Vivo", espetáculo com a participação do jornalista Matinas Suzuki Jr., teve sua estreia remarcada para 11 de abril.
* O bom entrosamento, amizade mesmo, da diretora Amora Mautner com todo o pessoal de "A Dona do Pedaço" tem colaborado bastante para o bom andamento dos trabalhos...
* ... É a próxima da Globo no horário das 9 da noite e com um elenco dos mais estrelados.
* Há o desejo de superar todas as marcas em se tratando de lançamento no Globoplay ao longo deste ano...
* ... Incluindo-se por aí algumas tantas produções nacionais...
* ... O mercado para o pessoal da dramaturgia, em todos os seus setores, nunca esteve tão aquecido.
* De volta à Globo, Helena Fernandes está no elenco de "Bom Sucesso", a próxima novela das 7.
* Didi Wagner também estará envolvida na cobertura do Lollapalooza no Multishow...
* ... Rafa Brites também está confirmada no mesmo evento e canal.
* O "Documento Verdade", na Rede TV!, exibe nesta sexta-feira, a partir das 22h15, uma reportagem de Claudia Barthel realizada na Antártica...
* ...A cobertura também mostrará o empenho para restaurar o complexo que sofreu um incêndio em 2012.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco