Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo precisa avaliar melhor a sua política em lances do árbitro de vídeo

Sala do VAR no estádio do Morumbi - Divulgação
Sala do VAR no estádio do Morumbi Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

19/04/2019 00h06

Juca Kfouri, em recente postagem no UOL, fez um pedido à Globo para rever essa política de repetir os lances só depois de devidamente analisados e definidos pelo VAR ou o juiz em campo. Certo ele, o Juca.

Tal procedimento pode ser imaginado como uma medida respeitosa, mas nem isso chega a ser. Alguém acaba não sendo.

Primeiro, vamos combinar que essa espera para a repetição, em momento nenhum, irá alterar o que aconteceu na jogada.

A imagem sempre será a mesma para o pessoal do VAR, árbitro em campo e telespectador, além do próprio comentarista de arbitragem da Globo. Por que não ao mesmo tempo? Nunca haverá o risco da interferência.

E segundo que no Brasil, especialmente, cada mobilização do VAR está durando, no mínimo, cinco ou seis minutos.

É uma espera interminável para quem está na frente da televisão. Tempo que a Globo, com o seu replay entrando depois, torna ainda maior. E aí tem, sim, o telespectador todo direito de se sentir desrespeitado.

Compreensível até que nada se modifique nos regionais, em fase de decisão, mas digno de um melhor estudo para o campeonato brasileiro que vem aí.

Olha a situação

Essa de esperar a decisão do VAR também deixa os narradores em uma posição extremamente desconfortável, principalmente em caso de gol. Grita ou não grita?

Imagina isso no Esporte Interativo com um deles gritando duas vezes.

Luciana Picorelli - Divulgação - Divulgação
Luciana Picorelli no momento da assinatura do seu contrato
Imagem: Divulgação

Independente

Luciana Picorelli vai estrear o "Sem Edição", em 12 de maio, Dia das Mães, às 10h. da manhã, na Band Rio.

Fluminense de São João de Meriti, que já vendeu cachorro quente, foi telefonista de uma empresa de segurança, dançarina do Grupo Molejo, atriz por 4 anos do programa "Zorra Total", além de ter trabalhado com Wagner Montes, ela acabou de fechar contrato.

Está certo

Está em processo bem acelerado um documentário do Gabriel Medina para exibição no Off e Globoplay, que vai trazer toda a sua vida, desde quando dividia o futebol com o surf até os dias atuais.

A participação de Neymar, amigo pessoal, com depoimento e em muitos momentos do programa, já é confirmada.

Merecimento

A programação infantil na TV fechada é das mais diversificadas e atende ao seu público da melhor maneira possível. Justifica a boa audiência que tem.

Entre as suas tantas atrações, os desenhos e programas do Patati Patatá se colocam sempre entre os mais procurados. E, justiça se faça, são muito bem realizados.

Ana Maria Braga, Luciano Hulk, Luísa Mell e Luíza Brunet - Paulo Belote/TV Globo - Paulo Belote/TV Globo
Ana Maria Braga, Luciano Hulk, Luísa Mell e Luíza Brunet no quadro "Inspiração" do "Caldeirão"
Imagem: Paulo Belote/TV Globo

Inspiração

O "Caldeirão do Huck" exibe neste sábado uma nova edição do "Inspiração", onde pessoas renomadas associam seus lugares de aplauso a histórias de anônimos que têm transformado a sociedade por meio de iniciativas de altruísmo.

Entre os artistas deste ano que prestigiaram os homenageados, estavam Ana Maria Braga, Luísa Mell e Luiza Brunet.

Também ele

Direção de "O Sétimo Guardião" deixou de sobreaviso todos os que deixaram a novela, casos de Milhem Cortaz e Leopoldo Pacheco, para possíveis gravações de flashback.

Existem pessoas, vale registrar, dizendo que a morte de cada um não passa de uma grande farsa.

Esforço

Pessoal da BandNews FM está empenhado em manter todo o poder comercial da emissora, especialmente na faixa da manhã.

Vários contratos fechados, ainda nos tempos de Ricardo Boechat, estão vencendo agora. Há um grande esforço para a renovação de todos, agora com Eduardo Barão no comando do programa.

Balanço

Como acontece no fim de cada edição, a Globo fechou os números do último "Big Brother". Segundo este levantamento, "o programa alcançou 78% de brasileiros e o tempo médio de acompanhamento na Globo ou pelo Multishow foi de 22,49 minutos".

Revela ainda que "nas redes sociais, de todos os comentários sobre TV no ambiente digital em 2019, cerca de 60% destacaram o BBB: foram mais de 26,4 milhões de tweets e 62,7 milhões de likes nos perfis oficiais".

E mais

Este apontamento revela ainda que os momentos de maior repercussão do "BBB", além da estreia, foram as eliminações de Hana e Danrley, a desclassificação de Hariany e o encerramento, que levou mais de 5 milhões de internautas para as páginas do reality - um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.

Além disso, informa que "a final foi responsável por 53 Trending Topics, sendo 12 deles TTs Mundo". No consumo de vídeos, foram mais de 18,5 milhões visualizações nos seus conteúdos nas plataformas digitais.

Di Ferrero - João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
Di Ferrero em trabalho de preparação para o "Show dos Famosos"
Imagem: João Cotta/TV Globo

Tempo integral

É quase impossível imaginar o treinamento e todo trabalho de preparação dos participantes do "Show dos Famosos" do "Domingão". E isso durante toda a semana.

O quadro exige um envolvimento completo do artista durante toda a sua duração.

BBC

O "Fantástico" estreia domingo mais uma série da BBC. Em cinco episódios, "O Maravilhoso Mundo dos Bebês" vai mostrar como os dois primeiros anos de vida são determinantes na vida das pessoas.

Em um laboratório montado especialmente para este trabalho, uma equipe de especialistas analisa todo tipo de comportamento dos pequenos: desde birras e risadas até empatia e aprendizado.

Fortes emoções

É bom se preparar para possíveis novidades no SBT.

Mesmo sendo um assunto muito fechado, restrito ao dono, Silvio Santos, e ao diretor de jornalismo José Occhiuso, pode vir por aí uma troca de cadeiras no quadro de apresentadores.

Olha o que deu

Dizem que foi o Marcão do Povo, não há esta certeza, mas um desses apresentadores foi até Silvio Santos pedir para botar no ar a sua hashtag e @, alegando que todos os outros estavam colocando.

Resultado: foi baixado como ordem que ninguém, de agora em diante, está autorizado a fazer isso. Está proibido. O próprio Silvio fará esse comunicado domingo agora no "Jogo dos Pontinhos".

Bate - Rebate

* A Globo ainda não fala, mas a nova novela do Daniel Ortiz, na fila das 19 horas, já está com boa parte do seu elenco escalado...
* ... A novidade é que contrariando a moda obrigatória de agora, esta sua nova novela não deve ultrapassar a marca de 40 personagens.
* Gabriela Moreyra também está confirmada no elenco de "Bom Sucesso", a próxima das 7, na Globo.
* Globo continua caprichando na programação de filmes na "Sessão da Tarde"...
* ... Para esta sexta-feira será exibido "O Último Mestre do Ar", com muita ação e fantasia.
* A cidade cenográfica de "A Dona do Pedaço", substituta de "O Sétimo Guardião", castigada com chuvas e ventos no Rio, já foi inteiramente reparada...
* ... A rápida reconstrução desses cenários em nada alterou o roteiro de gravações.
* Dizem, mas ainda não provam, que dois nomes do atual elenco da Record, no ar em "Jesus", já estariam acertando seus retornos à Globo.
* O "Gazeta Esportiva", programa de todos os dias, 18 horas, na TV Gazeta, acaba de receber novos cenários.
* O programa "Ritmo Brasil", comandado por Faa Morena, recebe neste sábado, às 19h30, a dupla Bruno e Marrone.

*Colaborou José Carlos Nery

Errata: este conteúdo foi atualizado
Quem nasce em São João do Meriti é fluminense, e não carioca como foi escrito anteriormente. O erro foi corrigido.

Flávio Ricco