Topo

Coluna

Flávio Ricco


Eleição na TV Cultura é adiada para o dia 20

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

10/05/2019 19h53

As eleições na Rádio e TV Cultura, inicialmente marcadas para a próxima segunda-feira, 13, acabam de ser transferidas em uma semana, devendo agora só acontecer no dia 20.

Fossem realizadas na data inicialmente estipulada, havia o risco de cancelamento, porque o regimento estipula que os nomes dos candidatos devem ser apresentados cinco dias úteis antes da realização do pleito.

Importante acrescentar que, além de indicação de algumas pessoas, sem que nenhuma acabasse prevalecendo, a contratação de uma empresa especializada em buscar no mercado alguém com perfil ideal, também não alcançou sucesso.

Eis o comunicado, na integra, do presidente do Conselho, Augusto Rodrigues, informando o adiamento:

Senhores Conselheiros,

Vimos informa-los do cancelamento e consequente adiamento da reunião extraordinária do Conselho, convocada por esta Presidência, em 17 de abril último, e designada para 13 de maio próximo, às 9 horas, tendo como pauta única a eleição para os cargos de Presidente e Secretário da Mesa Diretora do Conselho e de Diretor Presidente da Diretoria Executiva.

Desde logo, nos escusamos por esse cancelamento sem a desejada antecedência, mas houve razões relevantes que o motivaram. A principal delas esclarecer, à vista de questões levantadas por alguns conselheiros, os dispositivos do Estatuto e do Regimento Interno que disciplinam a eleição para os órgãos dirigentes da Fundação.

A pauta única da reunião extraordinária, como dito antes, foi comunicada em 17 de abril e consiste na eleição para os cargos mencionados (art. 25 do Regimento).

Os candidatos a Presidente Executivo devem ter sua indicação subscrita por, no mínimo, 8 conselheiros eleitos ou vitalícios, devendo a indicação ser protocolada na Secretaria da Mesa do Conselho até 5 dias úteis da data da eleição (Regimento, art. 25 §§ 1º e 2º).

As candidaturas à Mesa do Conselho independem de indicação (art. 25 § 3).

Os nomes dos candidatos regularmente inscritos só serão divulgados pelo Presidente da Mesa depois de aberta a reunião, convocada para a eleição, seguindo-se o prévio exame das qualidades e requisitos pessoais dos candidatos (art. 28 do Regimento).

Os nomes que não forem rejeitados serão submetidos a sufrágio, realizando-se em seguida escrutínio secreto, em cédulas subscritas pelo Presidente e Secretário da Mesa (art. 29).

A nova data para a reunião extraordinária, com essa mesma pauta, fica, desde logo, designada para o dia 20 de maio próximo, a partir de 9 horas.

Atenciosamente,

Augusto Rodrigues

Presidente do Conselho Curador

Flávio Ricco