Topo

Coluna

Flávio Ricco


Canal Viva chega ao seu melhor resultado com audiência de TV aberta

Divulgação/TV Globo
Giuliana (Ana Paula Arósio), em "Terra Nostra", novela de Benedito Ruy Barbosa, um dos sucessos do Viva Imagem: Divulgação/TV Globo
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

2019-06-10T00:06:00

10/06/2019 00h06

Um dia, bem lá atrás, década de 1980, o Boni, ainda chefe na TV Globo, chegou a propor a Constantino Cury, então presidente da Fundação Cásper Líbero, que a TV Gazeta fosse uma TV Globo 2, em São Paulo. E, além do jornalismo local, se transformasse no Viva daquele tempo, com uma programação calçada em tudo o que a Globo tinha no arquivo.

Um canal para segunda exibição, não só em se tratando de novelas e séries, mas também programas da linha de shows, humorísticos e musicais de grande sucesso. Existiu um grande entusiasmo no começo, no entanto a proposta encontrou resistências dentro da própria Gazeta. A ideia não avançou e ela continuou tocando a sua vidinha, como faz até hoje.

E o interessante é que, desde 2010, em sua inauguração, até agora, o Viva se propôs ao trabalho de levar ao ar programas originalmente produzidos pela Globo, com resultados melhores a cada ano.

Em maio passado, de acordo com o Tela Viva, a sua audiência foi 54% superior ao mesmo período do ano passado. Reprises das novelas "O Cravo e a Rosa", "Terra Nostra" e "Porto dos Milagres" contribuíram de forma importante para isso.

E hoje, veja só, quase que no todo, o Viva tem resultados melhores que a TV Gazeta.

Preparativos

A Globo realizou quarta-feira(5), em seus estúdios no Rio, o chamado "Promoday" da próxima novela das sete, "Bom Sucesso".

Todo o elenco presente para bateria de fotos e outras estratégias. Grazi Massafera, protagonista, como sempre no foco das atenções.

Instagram
Yana Sardenberg , novidade em "Verão 90" Imagem: Instagram

Participação

Yana Sardenberg vai aparecer nos próximos capítulos de "Verão 90", na Globo.

A sua personagem Katiely irá se envolver com Candé (Kayky Brito).

Distância regulamentar

A Record, de acordo com alguém muito importante de lá, está monitorando, acompanhando com atenção, o desenrolar do caso Mauro Naves - TV Globo.

Por enquanto, assegura, só monitorando.

Por outro lado

O caso do Sérgio Aguiar já está absolutamente sacramentado.

Na sexta-feira, ele teve uma reunião com a cúpula do jornalismo da Record, entenda-se Antonio Guerreiro, para ajustar detalhes do trabalho que irá fazer à frente do "JR - 24h". Estreia em agosto, depois do Pan.

Primeiro dia

Luciana Barcellos começa hoje como chefe de redação da Band.

Como uma das suas principais atribuições neste começo, se integrar à equipe do "Bora São Paulo", em vias de lançamento.

Reprodução/Band
Joel Datena vai sair do estúdio no "Bora São Paulo" Imagem: Reprodução/Band

Mobilidade

A propósito do "Bora São Paulo", foi definido que a sua estreia será mesmo no próximo dia 24, 6 da manhã.

Entre outras propostas, um investimento pesado no dinamismo. Joel Datena não ficará limitado à bancada. Quando for necessária a sua presença, ele também sairá do estúdio.

Nenhum indicativo

Para a direção do SBT, diante dos atuais resultados de audiência, não se trabalha com nenhuma mudança na grade de programação até o final do ano.

Porém, a ressalva de que este é um assunto limitado ao dono Silvio Santos também é usada. Vai daí que toda e qualquer surpresa não deve ser descartada.

Boom

Jorge Fernando, hoje na direção de "Verão 90", já na reta final de exibição, irá retomar as apresentações da comédia "Boom", sucesso de bilheteria, com improvisações o tempo todo.

Vai começar por Portugal, em janeiro, e uma turnê pelo Brasil, depois.

Festival literário

A Globo vai participar do "Fliaraxá - Festival Literário de Araxá", em Minas, de 19 a 23 de junho.

No dia 21, destaque para obras adaptadas para a TV em "Assista a Esse Livro: Se eu Fechar os Olhos Agora". Mediação de Graziela Azevedo e participações de Edney Silvestre, Ricardo Linhares e Thiago Lacerda.

Reprodução/Facebook
Maya Gabeira, brasileira que entrou no Guinness por surfar a maior onda entre as mulheres. Imagem: Reprodução/Facebook

Nas ondas de Maya

O canal OFF marcou para sábado próximo, às 20h, a estreia de "Eu, Maya Gabeira", sobre surfistas brasileiras responsáveis por levar o nome do país para o resto do mundo. Maya tem o nome gravado no Guiness Book pelo recorde da maior onda já surfada por uma mulher - 20,8m em janeiro de 2018.

A série é parte de uma grade especial para o Dia Internacional do Surfe, que se comemora dia 20.

Amadorismo

A Band aberta prometeu transmitir a final feminina de Roland Garros, sábado, 10 da manhã, entre a australiana Ashleigh Barty e a tcheca Marketa Vondrousova. Prometeu, mas não transmitiu.

O restante da semifinal masculina, Novak Djokovicx Dominic Thiem, jogo iniciado na sexta-feira, e a obrigação de entregar o horário, meio-dia, para a Igreja Presbiteriana, não permitiram.

Bate - Rebate

* Está finalizado, mas ficou para 2020 o lançamento de "Prisioneiro da Liberdade", filme de Jeferson De, estrelado por Fabrício Boliveira...
* ... É uma produção que mostra a história de Luiz Gama, personagem real, vendido por seu próprio pai para se tornar escravo...
* ... Mesmo assim se alfabetiza sozinho, vira seu próprio advogado e se dedica a libertar pessoas em situações parecidas com as dele...
* ... Caio Blat, Zezé Motta, Izabel Zuaa e JB Oliveira também estão no elenco.
* "A Fazenda", da Record, ainda sem data de estreia definida, ficará no ar entre setembro e dezembro.
* "Cinema Olímpia", do Jorge Furtado, já é uma das séries aprovadas e definidas para o Globoplay...
* ... Mas ainda não tem o início dos seus trabalhos previstos...
* ... A história gira em torno do mundo dos atores e dos bastidores artísticos.
* A cena da troca dos bebês, sempre lembrada em "Por Amor", irá ao ar no "Vale a Pena Ver de Novo", capítulo desta segunda-feira.
* Tino Júnior vai assumir o comando do "Hoje em Dia", na Record, entre 24 de junho e 10 de julho. Férias do César Filho.

*Colaborou José Carlos Nery