Topo

Coluna

Flávio Ricco


Novo "Jornal da Cultura" corre o risco de cair na mesmice

O historiador Leandro Karnal, a apresentadora Joyce Ribeiro e o sociólogo Jessé de Souza no "Jornal da Cultura" - Reprodução/TV Cultura
O historiador Leandro Karnal, a apresentadora Joyce Ribeiro e o sociólogo Jessé de Souza no "Jornal da Cultura" Imagem: Reprodução/TV Cultura

Colunista do UOL*

08/07/2019 00h06

A decisão de acabar com o atual formato do "Jornal da Cultura", do jeito que ele é, valendo-se da presença de convidados especiais para comentar e discutir os assuntos colocados, ainda cabe uma melhor reflexão.

Hoje, com a maior segurança, é possível afirmar que a TV Cultura não reúne condições para produzir um telejornal nos moldes ou sequer semelhante aos das concorrentes.

Nas circunstâncias atuais, isto é impossível técnica e jornalisticamente.

Como outra questão, e sem colocar na conta os canais noticiosos, também é necessário considerar que, antes da sua apresentação, às 9h da noite, Band, Rede TV! e SBT já exibiram os seus telejornais e a Globo ainda está com o "Jornal Nacional" no ar.

O modelo de agora pode não atender ao que pensa a nova direção da TV Cultura, porém a exigência de fazer a diferença e ser diferente dos demais é indiscutível.

Resta esperar o que vem por aí.

Preparativos

Quarenta profissionais da Record participaram de um workshop no Clube Pinheiros, em São Paulo, com vista ao Pan-Americano do Peru.

Foram realizadas palestras e demonstrações de técnicas e táticas específicas, com o objetivo de preparar ainda melhor os narradores, comentaristas e repórteres para as transmissões dos jogos.

Maria Melilo - Divulgação - Divulgação
Maria Melilo revela estar pronta para retomar suas atividades na TV
Imagem: Divulgação

Volta estruturada

Vencedora do BBB 11 e com um histórico de participações em programas da Globo, Multishow e Rede TV!, Maria Melilo quer retomar seu trabalho na televisão.

Entende estar melhor preparada, depois de fazer o curso do Wolf Maya, passar um período de estudos nos Estados Unidos e superar sério problema de saúde.

Organização - 1

Para que a equipe de "Gênesis", próxima produção bíblica, tenha tempo suficiente para desenvolver os seus trabalhos, com gravações no Brasil e no exterior, a Record vai mesmo se valer de uma reprise, "O Rico e Lázaro", na sequência de "Jezabel".

A previsão é que a nova novela venha a ser exibida a partir de abril.

Organização - 2

"Gênesis" já entrou em pré-produção e os testes de elenco, comandados pelo diretor Edgard Miranda, tiveram início no complexo Casablanca, Rio.

A ordem é não pular etapas. Seguir tudo no seu devido tempo.

Saldo ruim

A produtora Fremantle, como foi antecipado aqui, prepara o seu adeus ao Brasil, para concentrar todas as ações no México.

Até o momento, porém, não há uma decisão de como será, daqui em diante, o relacionamento da empresa com as TVs que exploram seus formatos. As consequências, porém, serão inevitáveis, entre elas, algumas demissões.

Segunda novela

Letícia Peroni, 15 anos, vai entrar em "Topíssima", na Record, no papel de Andrea, irmã da protagonista Sophia (Camila Rodrigues).

Será sua segunda novela na casa. Antes foi a princesa Úrsula em "A Terra Prometida".

Regressiva

As gravações de "Topíssima" estão chegando ao fim na Record.

De acordo com o planejamento da produtora Casablanca, os trabalhos não deverão passar do próximo dia 30.

Complicador

Os responsáveis pela série "Os Roni" não descartam a produção de uma segunda temporada para o Multishow.

Existe até a possibilidade de mudanças no elenco, por causa do entrevero entre Whindersson Nunes e Carlinhos Maia. Tudo em discussão.

Tereza Gonzalez - Divulgação - Divulgação
Tereza Gonzalez acaba de ser contratada pela Viacom
Imagem: Divulgação

Mercado

Tereza Gonzalez, depois de cinco anos como CEO do Porta dos Fundos, foi contratada pela Viacom para ser responsável pelo conteúdo de todos os canais da empresa no Brasil.

Sob seu comando, o Porta fez filme, projetos para Fox, Comedy Central, Netflix e Amazon, programas para os canais HBO e GNT, entre outras produções. Nesse período, a produtora foi vendida para a Viacom e lançou um canal no México.

Bate - Rebate

* A exposição fotográfica "Desafios da Igreja", promovida pela TV Aparecida, estará na 14ª ExpoCatólica, entre 12 a 15 deste mês, no Expo Center Norte, em São Paulo...
*... O acervo da emissora, que reúne cerca de 40 fotos, mostra a realidade do povo haitiano e dos indígenas brasileiros...
* ... O material foi feito durante a gravação de dois documentários.
* O grupo de discussão da novela "A Dona do Pedaço" foi realizado no final da semana passada em São Paulo...
* ... Agora será feito um levantamento de tudo...
* ... Mas a impressão é que a novela está agradando a grande maioria.
* Agora, com o fim da Copa América, acredita-se que o caso TV Globo - Mauro Naves terá alguma solução.
* A disputa de Madureira (Henri Castelli) e Marco Rodrigo (Júlio Machado) por Carla (Mariana Santos) é uma das tramas de "Malhação: Toda Forma de Amar"...
* ... No capítulo da próxima segunda, Marco vai se declarar apaixonado para Carla...
* ... Mas ela diz que ama Madureira e segue firme no relacionamento com o lutador, embora fique balançada com as palavras do major.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco