Topo

Coluna

Flávio Ricco


Impedimentos levam o SporTV a não transmitir os principais jogos da rodada

Pedrinho, durante partida entre Corinthians e Fluminense: clássicos entre times paulistas e cariocas entram no Premiere - Daniel Vorley/AGIF
Pedrinho, durante partida entre Corinthians e Fluminense: clássicos entre times paulistas e cariocas entram no Premiere Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Colunista do UOL*

30/08/2019 00h06

São vários os fatores, entre eles alguns não tão recentes, que têm levado o Premiere a ser contemplado com a transmissão dos jogos mais importantes do campeonato brasileiro, em detrimento do SporTV.

Acontece que o pay-per-view é o único espaço ainda capaz de fazer crescer receita, ou de criar as condições necessárias para bancar essa tão complexa operação --entendendo-se que, via mercado publicitário, todos os meios possíveis já foram esgotados. Bateram no teto.

Por esse motivo é que a maioria dos clássicos estaduais, principalmente entre paulistas e cariocas, com maior número de representantes na competição, passou a ser disponibilizada quase que exclusivamente para os compradores do pacote do futebol.

E é por isso, também, que as equipes de transmissão do Premiere vieram a ser reforçadas, sempre com a escalação de seus principais valores, nestes últimos tempos.

No SporTV só Copa do Brasil e Libertadores seguem normalmente. Pelo menos, por enquanto.

Outros aspectos

Pouca gente se lembra que o SporTV sempre teve a terceira escolha dos jogos do Brasileirão. A primeira é da TV Globo, a segunda do Premiere e, apenas depois dessas, a do SporTV.

Mais dois aspectos precisam ser levados em conta: a TV Globo normalmente utilizava dois jogos por rodada (em alguns casos até três), e o SporTV não tem o direito de exibição dos jogos para a praça/estado onde se realizam.

Problema de agora

O SporTV também veio a enfrentar o compartilhamento de direitos com a Turner. Dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, o canal possui os direitos de 13 e a Turner (TNT e Space), de 7.

Obviamente isso também limita as suas opções de escolha. O Premiere tem o direito de transmitir partidas de 19 clubes (o Athletico Paranaense não assinou), e a TV Globo tem os 20.

Ana Flávia Cavalcanti -  Carlo Locatelli  -  Carlo Locatelli
Ana Flávia Cavalcamti estará em "Amor de Mãe"
Imagem: Carlo Locatelli

Perfil

A atriz Ana Flávia Cavalcanti teve confirmada a sua escalação para Amor de Mãe, novela de Manuela Dias que substituirá A Dona do Pedaço e está em início de gravações.

Em seu quinto trabalho na Globo, Ana Flávia agora fará uma policial, Miriam.

Adiado

Tudo o que foi planejado para a Record News neste segundo semestre --reformular inteiramente o canal e transformá-lo na "MTV da Notícia"-- vai ficar para o começo do ano que vem. Na melhor das hipóteses.

O projeto, em função dos valores exigidos, tem encontrado resistência, principalmente em setores da Igreja Universal.

E atenção, atenção

A já anunciada estreia do "JR - 24 Horas", para a segunda semana de setembro, também corre risco de não ser confirmada.

Mas aí o problema é outro: os cenários, projetados e construídos por uma empresa terceirizada, não devem ficar prontos a tempo. Parece até que as medidas não estão batendo. Agora, por que fazer fora?

Por sua vez

É desesperador falar no jornalismo da Record, especialmente na sua chefia de reportagem.

O interessado, em toda e qualquer tentativa, não consegue ser atendido antes de 10 ou 15 minutos. A maioria desiste. É de se imaginar o número de informações que se perde.

Tá bagunçado

Em relação aos informativos da GloboNews na madrugada, é preciso que a edição da meia-noite entre no ar à meia-noite, o da uma da manhã à uma da manhã e assim por diante. Nem antes nem depois.

Isso muitas vezes não tem acontecido. Para deixar o telespectador ainda mais vendido, a duração de cada um desses boletins sempre é diferente. Parece que depende da vontade do redator.

Faturando alto

Além da audiência, sempre com índices bem elevados, A Dona do Pedaço caminha para ser o maior sucesso comercial da TV Globo em todos os tempos.

Há muito uma novela não tinha suas ações e seus intervalos tão disputados.

Retorno

Heitor Martinez acaba de acertar sua volta às novelas da Record, após passagem por O Sétimo Guardião, da Globo.

O ator vai integrar o elenco de Amor Sem Igual, a substituta de Topíssima na faixa das oito da noite. Bernardo é o personagem.

Fábio Porchat, Ana Furtado e Camila Queiroz  - Victor Pollak/TV Globo - Victor Pollak/TV Globo
Fábio Porchat, Ana Furtado e Camila Queiroz no "Caldeirão"
Imagem: Victor Pollak/TV Globo

Caldeirão

Fábio Porchat, Ana Furtado e Camila Queiroz participam do Caldeirão de Luciano Huck neste sábado, na Globo.

O quadro é o Gonga la Gonga.

Bate - Rebate

* Mesmo com estreia prevista só para metade do ano que vem, na faixa das 21h, a Globo tem acelerado os trabalhos de Em Seu Lugar, novela de Lícia Manzo...
* ... O diretor Maurício Farias está com quase todo o elenco principal escalado...
* ... Certas as participações de Andréa Beltrão, Mariana Lima, Daniel Dantas, Cauã Reymond, Andréia Horta, entre outros.
* Globo confirma para 10 de outubro a estreia do reality Mestre do Sabor...
* ... Exibição às quintas-feiras e com apresentação de Claude Troisgros.
* Sonho antigo: alguns diretores do SBT ainda têm esperança de estrear um programa de variedades exibido pela manhã...
* ... Colocar em prática um plano antigo que, segundo eles, poderá mexer com a audiência e abrir novas possibilidades de faturamento...
* ... Mas quebrar a resistência do dono Silvio Santos ainda é o principal problema.
* A TV Aparecida apresenta nesta sexta-feira, às 20h, uma edição especial do Programa Claudete Troiano, com o elenco da casa, voltado para as comemorações de 14 anos da emissora.
* Sonia Abrão e sua equipe voltam ao Domingo Legal neste fim de semana para a revanche contra o elenco do SBT.
* Depois de fazer Groa, o melhor amigo de Luzia (Giovanna Antonelli) em Segundo Sol, André Dias vive o produtor Ezequiel Neves, no musical Cazuza, que estreia hoje no Teatro Riachuelo, no Rio.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco