Topo

Coluna

Flávio Ricco


Exclusivo: "Avenida Brasil" é a próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo

Adriana Esteves foi Carminha em "Avenida Brasil". Novela será reprisada na Globo. - Alex Carvalho/Globo
Adriana Esteves foi Carminha em "Avenida Brasil". Novela será reprisada na Globo. Imagem: Alex Carvalho/Globo
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

14/09/2019 14h47

"Avenida Brasil" será a próxima atração do "Vale a Pena Ver de Novo" na Globo e sua estreia já pode ser anunciada para outubro. Horas depois de a coluna antecipar a informação sobre sua escolha, a emissora confirmou por meio de seu Twitter oficial.

"Confirmado!!! Vamos matar a saudade de #AvenidaBrasil, em outubro, no Vale a Pena Ver de Novo!!! #OiOiOi", postou a Globo, com uma imagem de Adriana Esteves, a Carminha da novela.

Depois de muita especulação e informações desencontradas, que até chegaram a dar como certa a reexibição de "Êta Mundo Bom!", a novela de João Emanuel Carneiro, a de maior sucesso deste autor, foi a escolhida e oficializada.

"Avenida Brasil" vai substituir "Por Amor". Foi levada ao ar pela primeira vez entre 26 de março e 19 de outubro de 2012, vindo a se tornar um dos maiores sucessos na faixa das 21h.

Foi considerada um fenômeno de audiência e repercussão nas redes sociais. O seu último capítulo, medição do Ibope na Grande São Paulo, atingiu 50,9 pontos.

Até hoje ela se coloca entre os maiores sucessos de vendas da TV Globo, com direitos licenciados para emissoras de mais de 130 países.

Segundo a revista Forbes, o seu faturamento superou com facilidade a casa dos R$ 2 bi.

Dirigida por Ricardo Waddington, Amora Mautner e José Luiz Villamarim, "Avenida Brasil" foi exibida em 179 capítulos, com seu elenco principal formado por Débora Falabella, Adriana Esteves, Murilo Benício Cauã Reymond, Alexandre Borges, Débora Bloch, Camila Morgado, Carolina Ferraz, Betty Faria, Heloísa Perissé, Ailton Graça, Marcelo Novaes, Eliane Giardini, Marcos Caruso, Vera Holtz, Juca de Oliveira, José de Abreu, Nathalia Dill, Isis Valverde, Fabíola Nascimento, Otávio Augusto, Paula Burlamaqui, Thiago Martins, Débora Nascimento, Bruno Gissoni, Juliano Cazarré, Letícia Isnard, José Loreto, Daniel Rocha e Cacau Protásio, entre outros.

Na primeira fase da novela, foram também marcantes as participações de Tony Ramos e Mel Maia.

Não há ainda uma manifestação pela opção de "Avenida Brasil" e porque "Êta Mundo Bom!", que até chegou a ter gravadas algumas pequenas chamadas, não ser a escolhida. Mas isso é uma outra história que fica para uma próxima vez.

Novela parou a Argentina

"Avenida Brasil" alcançou grande sucesso de audiência em diversos países, mas, até hoje, nada se compara ao que aconteceu na Argentina. Apresentada pela Rede Telefe, foi um fenômeno, desbancando os programas líderes.

Além disso, nossos artistas foram tratados como "estrelas de Hollywood", em especial Cauã Reymond, lá chamado de Jorgito, e Adriana Esteves, a "Carmina". O final da novela, em 7 de julho de 2014, teve clima de Copa do Mundo.

Cauã Reymond fez sucesso na Argentina  - Reprodução/Globo
Cauã Reymond fez sucesso na Argentina
Imagem: Reprodução/Globo

Seis mil pessoas lotaram o Luna Park, tradicional casa de eventos em Buenos Aires, para ver o capítulo final da trama de João Emanuel Carneiro. À época, o desfecho dominou os Trending Topics na Argentina. Os nomes dos personagens, dos atores e da novela apareceram entre os assuntos mais comentados no Twitter. Os ingressos para assistir ao último capítulo se esgotaram rapidamente.

Cauã Reymond, Débora Falabella, Vera Holtz, Marcos Caruso e Alexandre Borges marcaram presença no evento, organizado pela emissora. Os atores foram tratados como estrelas. Além de passarem pelo tapete vermelho na entrada da Luna Park, dezenas de fotógrafos e fãs se aglomeram no local.

Antes de o capítulo ir ao ar, eles deram entrevistas sob gritos histéricos do público. O "Gran final" rendeu à Telefe 28 pontos de audiência, número considerado elevado para a TV aberta no país vizinho. Para se ter uma ideia, com uma média de 20,5 pontos (picos de 25,5), "Avenida Brasil" superou o concorrente "Show Match", até então líder histórico.

Pelo mundo

Este ranking, publicado pela coluna em junho de 2016, mostra como "Avenida Brasil" foi bem aceita em outros mercados.

Confira a lista das mais vendidas da Globo:

1º - Avenida Brasil (132 países)

2º - Caminho das Índias (118 países)

3° - A Vida da Gente (113 países)

4º - Da Cor do Pecado e Escrava Isaura, empatadas (104 países)

5° - O Clone (101 países)

* Colaborou José Carlos Nery

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Flávio Ricco