Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo comemora crescimento da audiência no futebol

Comemoração dos jogadores do Flamengo contra o Internacional, em jogo do campeonato brasileiro  - Thiago Ribeiro/AGIF
Comemoração dos jogadores do Flamengo contra o Internacional, em jogo do campeonato brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL*

27/09/2019 00h06

As transmissões dos campeonatos estaduais (de janeiro a abril), da Copa do Brasil (de fevereiro até setembro), da Libertadores (a partir dos primeiros meses do ano) e do Brasileirão em curso, além dos amistosos da seleção brasileira, fizeram a audiência do futebol na Globo crescer de maneira bem importante.

Se, em 2018, os resultados já foram muito bons, neste 2019, eles são ainda melhores.

A média do futebol, antes na casa dos 23 pontos, subiu para 25, de acordo com levantamento que considerou as audiências apontadas até julho passado.

Isso significa que um pouco mais de 50 milhões de pessoas foram alcançadas em cada partida, quase 600 vezes mais do que o Maracanã completamente lotado.

E o tempo dedicado a cada jogo, agora é de 1h3min contra 58min do ano passado.

O futebol na TV, que já experimentou momentos não tão auspiciosos, hoje atravessa uma das suas melhores fases.

Tendência

Ninguém fala de forma oficial, mas dentro da teledramaturgia da Globo já é dado como certo que "Órfãos da Terra" será a última novela em conjunto das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid.

Entre outras razões, porque são duas autoras absolutamente capazes de seguir seus próprios caminhos.

Carla Cecato - Edú Moraes/RecordTV - Edú Moraes/RecordTV
Carla Cecato vai apresentar o novo "Fala Brasil" dos sábados
Imagem: Edú Moraes/RecordTV

Jornalismo

Porque não estava mais segurando o horário da madrugada, causador até de problemas na sua saúde, Carla Cecato deixará a apresentação diária do "Fala Brasil", na Record.

Mas, por se tratar de uma profissional considerada imprescindível, será transferida para as edições de sábado do mesmo jornal, que será inteiramente reformulado.

Mais essa

Não bastassem os tantos problemas para tirar da frente antes de colocar a emissora no ar, a direção da CNN Brasil também está se vendo obrigada a controlar a ansiedade dos seus contratados.

Ou de alguns deles mais incomodados em receber todo final de mês, mas sem ainda poder trabalhar.

Próxima parada

Cosme dos Santos, após "Espelho da Vida", fechou um novo trabalho na Globo, agora para viver o Seu Edgar em "Salve-se Quem Puder", a próxima novela das sete. Ele será pai da personagem de Dandara Mariana, atualmente na "Dança dos Famosos". Jerônimo Martins também fechou para esta produção e fará um dos capangas da vilã interpretada por Guilhermina Guinle.

Atenção, atenção

Novas mudanças estão previstas para acontecer no "Domingo Espetacular", da Record.

As críticas internas são muito maiores e mais pesadas do que as do próprio telespectador.

Jogou a toalha

Diante de tantas confusões, algumas bem complicadas de administrar, Silvio Santos preferiu desistir e não tem mais o "Fofocalizando" sob as suas asas.

O programa, a partir de agora, será de inteira responsabilidade do diretor artístico Fernando Pelégio.

Vanessa Giácomo - Roberto Filho/Brazil News - Roberto Filho/Brazil News
Vanessa Giácomo estará na novela de Lícia Manzo
Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Caminho livre

Agora, com as gravações de "Amor de Mãe" —substituta de "A Dona do Pedaço"—, será acelerado processo de escalação de "Em Seu Lugar", título provisório da novela de Lícia Manzo, também na fila do horário das 21h.

Andreia Horta, Cauã Reymond, Vanessa Giácomo, Fernanda Freitas e Mariana Lima já estão confirmados.

Campanha

No próximo mês, a Rede TV! estará com o logo e toda a comunicação visual na cor rosa para apoiar a campanha de prevenção ao câncer de mama.

Tanto os programas jornalísticos quanto os de entretenimento terão o tema como foco das pautas, alertando para a importância de exames de prevenção da doença.

Cerimônia de posse

O comercial do SBT, a partir da próxima terça-feira, passa a ter Fred Müller, já desligado da Globosat, como novo diretor responsável.

Marcelo Parada, voltando de um pequeno período de férias que ainda tinha a cumprir, vai passar o bastão.

Glória Pires - Raquel Cunha/TV Globo - Raquel Cunha/TV Globo
Glória Pires, a nova Lola
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Mãos à obra

No remake de "Éramos Seis", que estreia segunda-feira na Globo, a personagem Lola, vivida por Glória Pires, costura, faz tricô e crochê. Não só para os filhos, para o marido, para ela mesma ou para as irmãs.

As peças também são vendidas, com o objetivo de complementar a renda da família. Uma dívida alta com um banco também tira o sono de Lola. É a trama que substituirá "Órfãos da Terra".

Bate - Rebate

* Entre os dias 7 e 11 de outubro, as emoções finais de "Por Amor" dividem a faixa com o retorno de "Avenida Brasil", nesta ordem de exibição.
* O "Persona em Foco" nesta sexta, na Cultura, presta tributo a Amácio Mazzaropi, um dos maiores atores e cineastas do País.
* A cantora Ju Moraes é a atração do "Música na Band", nesta sexta, 22h45.
* A partir de hoje, a Globo vai intensificar as chamadas das suas estreias na segunda-feira...
* ... Além da Maju Coutinho no "Hoje" e o "Se Joga", tem a novela "Éramos Seis".
* Equipe da TV Aparecida, formada por Ana Neri, Felipe Melo, Polyana Gonzaga e o cinegrafista Diego Rosa fará a cobertura da canonização da Irmã Dulce...
* ... A cerimônia, na Itália, está marcada para o próximo dia 13.
* A partir de hoje, movimentando uma equipe das mais numerosas, o Multishow vai dar total cobertura ao "Rock in Rio"...
* ... No total serão 26 apresentadores.
* Hoje, no "Boteco do Escobar", Alex Escobar vai receber o ex-jogador Amaral e os cassetas Cláudio Manoel, Hubert e Hélio de La Peña. No SporTV, às 12h45.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco