Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Se Joga": ganhar da Record não deve ser a prioridade da Globo

Fabiana Karla, Érico Brás e Fernanda Gentil, os apresentadores do "Se Joga" - Reprodução
Fabiana Karla, Érico Brás e Fernanda Gentil, os apresentadores do "Se Joga" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

04/10/2019 00h06

A estreia do "Se Joga", pelo menos até aqui, não alterou em quase nada a audiência da Globo na Grande São Paulo.

Na faixa de confronto, a Record seguiu na liderança com o "Balanço Geral", agora apresentado por Geraldo Luís, com as presenças sempre marcantes de Fabíola Reipert e Renato Lombardi.

A simplicidade de uma contra a tentativa da outra em impor o peso e a importância do seu elenco.A pergunta é: será este o caminho mais indicado?

Antes de se colocar à frente da concorrência no horário, a Globo precisa se preocupar apenas em ter um bom programa no ar, algo que vá ao encontro do telespectador do horário. Simples assim.

Treino é treino, jogo é jogo. O longo período de preparação não foi suficiente para o "Se Joga" se apresentar como um produto pronto e bem-feito.

As correções agora terão que ser feitas em pleno voo e, de acordo com cada exibição, procurar chegar cada vez mais próximo daquilo que o público do horário deseja assistir.

Ganhar da Record, neste momento e no caso do "Se Joga", não pode nem deve ser o principal objetivo.

Horário cheio

A Record está trabalhando para que o "Balanço Geral" possa ficar em primeiro lugar durante todo o seu horário de exibição. Isso só acontece durante o "Hora da Venenosa".

A ideia, inclusive, é investir mais nas reportagens de Geraldo. Em tempo, a média do "BG" em setembro, horário cheio, foi de 9 pontos. Globo teve 11, e SBT, 7.

Chamada de embarque

Cerca de cem brasileiros, contratados pela Netflix, seguiram viagem para a Inglaterra no começo desta semana.

Todos envolvidos com a produção do reality show "The Circle". Devem ficar de dois a três meses em Manchester.

Fernanda Torres - Paulo Belote  TV Globo - Paulo Belote  TV Globo
Fernanda Torres em "Filhos da Pátria""
Imagem: Paulo Belote TV Globo
Primeiro capítulo

No primeiro episódio da segunda temporada da série "Filhos da Pátria", do Bruno Mazzeo, que estreia terça-feira, na Globo, Maria Teresa (Fernanda Torres) é tomada por um profundo encantamento pelos militares gaúchos que chegam ao Rio de Janeiro, das tropas de Getúlio Vargas.

Com Lucélia (Jessica Ellen, com ela na foto), a patroa terá alguns choques, já que as novas leis trabalhistas vão soar, para Maria Teresa, como uma afronta.

Arigatou

O canal BandSports, na segunda-feira, 7, em São Paulo, utilizando-se de um espaço dedicado à divulgação do Japão contemporâneo por meio da arte, cultura e tecnologia, vai anunciar oficialmente transmissão da Olimpíada do ano que vem.

Na ocasião já serão revelados alguns detalhes da cobertura.

Interessante isso

Na Band, o BandSports para alguns sempre foi colocado como "patinho feio". Evitavam até passar perto.

Agora, com a Olimpíada do Japão, confirmada pela frente, esses mesmos já começam a se comportar de outra maneira. Como é a vida.

Reencontro

Em "Salve-se Quem Puder", próxima novela das sete da Globo, Leopoldo Pacheco fará um empresário bem-sucedido e controlador. Bem diferente do trabalho anterior, em "O Sétimo Guardião".

O único ponto em comum é que ele vai contracenar com Flávia Alessandra. Formarão um casal.

Bianca Saraiva - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Bianca Saraiva estreia no "Fala Brasil"
Imagem: Reprodução Instagram
Estreia

Bianca Saraiva, da TV Cidade - Fortaleza, será uma das apresentadoras do "Fala Brasil" na manhã deste sábado.

Iniciativa que vai ao encontro da nova proposta do jornalismo da Record em valorizar e oferecer oportunidade aos bons valores das praças.

Efetivada

Por outro lado, a direção de jornalismo da Record, entenda-se Antonio Guerreiro, optou pelo nome de Salcy Lima como nova apresentadora do "Fala Brasil".

Ela vai ocupar o lugar que era de Carla Cecato a partir do dia 14 de outubro. Na mesma data, Mariana Bispo assumirá o lugar de Salcy no "SP no Ar" e irá trabalhar ao lado de André Azeredo.

No sacrifício

Gripado, quase sem voz, em Grêmio e Flamengo, Galvão Bueno ainda se viu obrigado a gritar vários gols que o VAR anulou.

No fim, pediu desculpas ao telespectador.

ESPN Brasil

Prestes a completar 20 anos de casa, Carlos Maluf foi anunciado quarta-feira como novo presidente da ESPN Brasil, posição ocupada por German Hartenstein até abril. Maluf responderá ao presidente da Disney Brasil (nome a ser definido) e também a Guillermo Tabanera, gerente-geral da Disney América Latina.

O cargo de vice-presidente de Jornalismo e Produção, que foi ocupado por João Palomino, não existe mais.

Novo tempo

Atual edição de "A Fazenda" vai ao ar até a primeira semana de dezembro.

Aliás, prevalecendo esse novo modelo de trabalho da Record, no qual o contratado precisa voltar mais cedo ao ar, Marcos Mion terá que arrumar alguma outra coisa no primeiro semestre de 2020.

Bate - Rebate

* Após Estados Unidos, Joanna de Assis está novamente em ação por aqui na cobertura esportiva do Grupo Globo...
* ...Ontem, reintegrada à equipe de São Paulo, ela bateu uma bola com Janaina Xavier no "SporTV News".
* Neste sábado, 17h, o Canal Brasil exibe três episódios da série "Malasartes" em sequência...
* ... Pedro Malasartes é uma figura tradicional do folclore português, com algumas menções ao universo mítico brasileiro.
* O jornalismo da TV Gazeta foi reduzido ao mínimo necessário, no entanto, é justo reconhecer o esforço dos que ficaram...
* ... Dentro das possibilidades, com todas as limitações conhecidas, esse pessoal tem apresentado um trabalho que é até surpreendente.
* "Música na Band" desta sexta-feira, 22h45, vai de Gaúcho da Fronteira.
* "Desbravar", projeto para TV paga que envolve um motorhome, vai reunir o diretor Marcos Pimenta e a atriz Francisca Queiroz...
* ... A estreia está prevista para o primeiro semestre de 2020...
* ... Pimenta integrou a equipe da novela "Avenida Brasil".
* O espetáculo "Pandora", criação das atrizes Jaqueline Roversi e Jordana Korich, com direção de Leona Cavalli, estreia dia 18 de outubro na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
* Neste domingo, no "Jogo das 3 pistas" do "Programa Silvio Santos", Itamar Oliveira contra Alessandra Scatena, dois velhos conhecidos do SBT.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco