Topo

Coluna

Flávio Ricco


Em discussão a produção de novelas curtas por empresas de streaming

Camila Quiroz confirmada em "Verdades Secretas 2" - Estevam Avellar / TV Globo
Camila Quiroz confirmada em "Verdades Secretas 2" Imagem: Estevam Avellar / TV Globo

Colunista do UOL*

04/11/2019 00h06

O Grupo Globo anunciou há poucos dias que vai produzir novelas curtas, entre 50 e 60 capítulos, para sua plataforma de streaming, a Globoplay, abrindo os trabalhos com "Verdades Secretas 2".

Missão dada a Walcyr Carrasco e direção de Amora Mautner. Camila Queiroz, lançada no original, já está confirmada no elenco.

Logo após a Globo, a Netflix fez chegar à imprensa a informação que irá produzir novelas curtas no país. Ideia também na casa dos 60 capítulos.

Considerando a disputa que vem por aí nos próximos anos, não será nenhuma surpresa se a Amazon e o Grupo Disney, para não ficarem atrás, vierem a investir em projetos parecidos. Todos já entenderam e sabem muito bem que o brasileiro gosta de novela.

Porém, algumas questões precisam ser colocadas desde já. Para o mercado, leia-se autores, produtores, técnicos, artistas..., trata-se de uma excelente notícia, caso tudo se confirme.

Mas será que haverá público para todas elas?

O streaming é algo relativamente novo para o brasileiro e está muito longe de figurar entre suas principais necessidades. É algo para se pensar.

Concorrência

Corre-se o risco de acontecer no streaming o que já se observa na televisão aberta.

Temos a Globo, líder indiscutível na área de dramaturgia, com know-how e uma produção muito sólida, e as outras, sem forças para acompanhar o seu ritmo de trabalho. No caso, quem é que irá pular na frente?

Futuro incerto

Depois da tentativa de cortar horas extras, troca de plano de saúde e prosseguir com o projeto de demissões, como "próxima atração" existe o risco da Rede TV! acabar com alguns programas.

A situação é das mais desagradáveis.

Gaveta

Por outro lado, além dos que correm o risco de acabar, os prometidos seriados nacionais, o reality "Entubados", programa com o pessoal do "Casseta & Planeta"... nada disso andou.

A maioria, inclusive, já caiu no esquecimento.

Falta conversa

O que se percebe é que, em meio a tantos acontecimentos e medidas tomadas, o relacionamento da alta direção da Rede TV! com os seus funcionários, que já foi exemplar em outros momentos, tem sofrido desgastes muito sérios.

Uma divisão que, isto sim, só irá ampliar o prejuízo. Até em momentos como os de agora, a boa conversa é sempre recomendável. Fundamental.

Contramão

TV Gazeta e TV Aparecida, que brigam pelo décimo lugar no Ibope e por um público predominantemente feminino, apresentam reprises no horário nobre.

Interessante o comportamento das duas. Este é um momento em que todas as redes exibem produtos inéditos, com forte apelo comercial e de audiência.

Jacqueline Sato  - Instagram - Instagram
Jacqueline Sato e Erom Cordeiro, protagonista de "Os Ausentes"
Imagem: Instagram

Escalada

A atriz Jacqueline Sato vai integrar o elenco da série "Os Ausentes", da TNT, que a cada episódio contará o caso de alguém que procura uma agência para solucionar desaparecimentos.

Na produção, prevista para estrear no primeiro semestre de 2020, ela fará a Ayumi.

Parceria

Em um evento marcado para o próximo dia 11, 10h da manhã, na sua sede de São Paulo, será assinado o acordo de cooperação da Band com o Grupo de Mídia da China - China Midia Group.

Na ocasião, diz o convite, serão apresentados os projetos "Mundo China" e "Frases Clássicas citadas pelo Presidente Xi Jinping".

Remake

Izak Dahora assinou com a Globo e vai aparecer na segunda fase de "Éramos Seis" vivendo Tião. O ator tem várias novelas e séries da emissora no currículo, como "Eterna Magia", "O Astro" e "Os Dias Eram Assim".

Mas é sempre lembrado pelo trabalho como Saci-Pererê da segunda versão do "Sítio do Picapau Amarelo", ao lado de Isabelle Drummond.

Facebook Watch

Maurício Meirelles e Thiago Ventura vão participar de uma série de novos programas da parceria Esporte Interativo e Facebook Watch, como são os casos de "Rolezinho" e "No Controle", respectivamente.

As propostas vão desde visita à casa de craques do futebol até churrasco com estrelas do humor e do samba.

Reforço

Bernardo Ramos, da rádio Bandeirantes, a partir desta segunda-feira passa a reforçar a equipe do "Cartão Verde" na TV Cultura, com início às 19h45.

Vai se juntar a Roberto Rivellino, Vitor Birner e Vladir Lemos. Na edição de quarta-feira, o programa começa às 20h15.

Bate - Rebate

* Tudo certo: "Que História é Essa, Porchat?" já está garantido na grade do GNT no ano que vem...
* ... A primeira temporada foi considerada um sucesso...
* ... Houve quem cogitasse, a exemplo do que aconteceu com "Lady Night!, colocar o "Que História..." na Globo...
* ... De oficial, data hoje, não existe nada.
* O programa "Urbanite", com o médico Paulo Saldiva, salta do digital da Cultura para a TV, a partir desta terça-feira, às 20h30 e domingo, às 19h50...
* ... Em 12 episódios, vai mostrar como a cidade interfere na saúde e na qualidade de vida de seus habitantes e apresenta alternativas para se viver melhor.
* Alessandro Marson e Thereza Falcão estão com os capítulos de "Os Tempos do Imperador" bem adiantados...
* ... É a substituta de "Éramos Seis", na Globo, faixa das 18h...
* ... As gravações, com boa parte do seu elenco já escalado, terão início em janeiro.
* A propósito de próximas novelas da Globo, "Salve-se Quem Puder", depois de Cancún, iniciará imediatamente os seus trabalhos por aqui...
* ... E agora com a participação de todo o elenco.
* O técnico Mano Menezes é o convidado do "Bem, Amigos!", desta segunda-feira, às 22h no SporTV.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco