Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo dá por encerrados os trabalhos de "A Dona do Pedaço"

Amora Mautner, diretiora de "A Dona do Pedaço" - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Amora Mautner, diretiora de "A Dona do Pedaço" Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

19/11/2019 00h06

A diretora Amora Mautner pretende encerrar nesta terça-feira as gravações de "A Dona do Pedaço" e já dar férias para o elenco.

No fim, descartou-se a necessidade de levar os trabalhos até quinta, véspera da exibição do último capítulo. Também não se fala mais em gravar "finais alternativos".

Mas, afinal, pra quê?

Como sempre aconteceu, dos interiores da própria Globo e inclusive por fontes consideradas oficiais, são divulgados os finais de todas as novelas.

"A Dona do Pedaço" será só mais uma. Assim como virão ou serão todas as outras. Há todo um comércio envolvido.

É de se estranhar o porquê de a Globo, tão cuidadosa nas suas realizações, não dispensar ao comum vazamento de todas as novelas uma atenção especial. Dar um basta nisso.

Não fosse por outras razões, o respeito que o telespectador deve merecer já seria o suficiente. Ninguém gosta de ir ao cinema sabendo o final do filme. Novela, com certeza, não deve ser diferente.

Nathalia Dill - Cesar Alves/TVGlobo - Cesar Alves/TVGlobo
Nathalia Dill foi uma das "donas do pedaço"
Imagem: Cesar Alves/TVGlobo

As Donas

E com a novela em seus momentos finais, fica a certeza que houve um "erro" na escolha do título. Melhor seria "As Donas do Pedaço". No plural.

Agatha Moreira, Nathalia Dill e Paolla Oliveira simplesmente tomaram conta da história e serão destaque no encerramento. Juliana Paes foi até onde podia, mas acabou prejudicada pelo desenvolvimento da história.

Fechado

Alok, DJ e produtor de música eletrônica, fechou com a Netflix, depois de sete meses de negociação.

O plano para ele é a realização de um documentário, não de série, como foi o da Anitta.

Por que não?

A Band deu total cobertura do Mundial Sub 17, inclusive com transmissões ao vivo e a final de domingo contra o México.

Mas com equipe, narrador e comentarista, no estúdio e sem nenhum repórter no campo de jogo. Jogo, aliás, disputado em Brasília. Não foi na China ou Tailândia.

Por outra

A Globo fez a final Sub 17, intensa e até exaustivamente chamada durante toda a sua programação.

A ponto de, no gol da vitória brasileira, o seu narrador, o animado Gustavo Villani, carimbar como um "desafogo de milhões de brasileiros". Fica complicado imaginar o que Villani poderá dizer numa final de Copa do Mundo.

Jornalismo hoje

O jornalista Rodrigo Viana, alguém com tempo de estrada, foi o primeiro a informar sobre o acerto da MS Sports, braço esportivo de Saul Klein, herdeiro das Casas Bahia, com a Ferroviária de Araraquara.

Deu a notícia na frente de todos. Bom que isto fique claro, para justificar o mérito e estabelecer a verdade.

Rodrigo Sant’anna  - Rodrigo Sant'Anna aparece em programa de TV e fãs questionam supostas plásticas - Foto: Reprodução - Rodrigo Sant'Anna aparece em programa de TV e fãs questionam supostas plásticas - Foto: Reprodução
Rodrigo Sant’anna também deixa o "Zorra"
Imagem: Rodrigo Sant'Anna aparece em programa de TV e fãs questionam supostas plásticas - Foto: Reprodução

Mudança

Bem discretamente, o "Zorra", exibido aos sábados na Globo, começa a sofrer um novo processo de reformulação de elenco.

Depois de Dani Calabresa, Rodrigo Sant'anna também deixará o programa.

Despedida

Sábado, Daniel Adjuto apresentou o "SBT Brasil" pela última vez e já está cumprindo aviso prévio. Como se adiantou por aqui, a sua contratação pela CNN Brasil já está definida.

Adjuto será um dos apresentadores de Brasília.

Por sua vez

A direção de jornalismo do SBT, em se tratando da saída de Daniel Adjuto, trabalha com a possibilidade de valorizar a prata da casa.

Há o reconhecimento que alguns dos seus produtores, os que apuram a notícia e dão sustentação aos noticiários, podem ser promovidos a repórteres de vídeo.

Dia de apresentação

Os jornalistas Cassius Zeilmann e Daniel Adjuto, agora ex-SBT, vão se apresentar nesta terça-feira na sede da CNN Brasil, em São Paulo.

Momento para fotos e disparada de comunicado oficial.

Despedida

Ontem, na Globo, via comunicado, foi informada a saída de Alberto Pecegueiro da direção dos canais Globosat.

Após 25 anos, ele decidiu encerrar suas atividades executivas na empresa. Vai ficar até janeiro passando o bastão.

Paulo Gorgulho, Joana Jabace e Hermila Guedes  - Maurício Fidalgo / TV Globo - Maurício Fidalgo / TV Globo
Paulo Gorgulho, Joana Jabace e Hermila Guedes ensaiando em "Segunda Chamada"
Imagem: Maurício Fidalgo / TV Globo

Bastidor

A diretora artística Joana Jabace, ao centro, orienta os atores Paulo Gorgulho e Hermila Guedes em gravação de "Segunda Chamada".

Na cena, que irá ao ar nesta terça-feira, o diretor Jaci (Gorgulho) descobre que a professora Sônia (Guedes) é uma das clientes de Giraia (Zé Trassi), aluno que vende ilegalmente remédios dentro da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

Natureza

O BandNews estreia domingo, ao meio-dia, a série "Mar Brasil", em cinco capítulos, sobre a luta de especialistas, ONGs e pescadores para despoluir o mar. A apresentação é de Tamara Klink, filha do navegador Amyr Klink.

O primeiro vai mostrar como as mudanças climáticas estão afetando tanto a biodiversidade marinha quanto as comunidades costeiras.

Bate - Rebate

* O repórter Everton Di Souza, conhecido pelo personagem Fofoquito e demitido recentemente do SBT, está fazendo testes na Record...
* ... Existem chances de ele reforçar a equipe do "Balanço Geral Tarde", em São Paulo.
* Mauricio Meirelles vai realizar a gravação do seu espetáculo solo "Levando o Caos", nesta quarta-feira, no Teatro Prevent Senior, em São Paulo..
* ... Serão duas apresentações, às 18h e 20h30...
* ... E que darão origem a um especial na Netflix, disponível aos assinantes da plataforma de streaming a partir de 2020.
* Laércio Ferreira está deixando a direção musical do SBT...
* ... A informação é que existe a intenção de reformular inteiramente o setor.
* Leo Dias vai voltar a escrever para jornais impressos. Acertou com o Jornal de Brasília. Começa no dia 15 de dezembro.
* Toda a programação do Fox Sports já está completamente voltada para Flamengo e River, sábado, final da "Libertadores".

*Colaborou Jose Carlos Nery

Flávio Ricco