Topo

Coluna

Flávio Ricco


Depois de Malhação, Globo poderá recorrer a outros textos de fora

Camila Morgado viveu a professora Gabriela Fortes em Malhação: Vidas Brasileiras - João Cotta / TV Globo
Camila Morgado viveu a professora Gabriela Fortes em Malhação: Vidas Brasileiras Imagem: João Cotta / TV Globo

Colunista do UOL*

24/11/2019 00h06

Entre 7 de março de 2018 e 15 de abril de 2019, a Globo exibiu "Malhação: Vidas Brasileiras", escrita por Patrícia Moretzsohn e protagonizada por Camila Morgado, no papel de Gabriela, uma professora que também procurava ajudar seus alunos em diversos problemas pessoais. A temporada em questão apostou na adaptação do roteiro de uma série canadense, 30 Vies('30 Vidas'), de Fabienne Larouche, e pela primeira vez recorreu a um formato não-inédito. A experiência foi bem avaliada, internamente.

Dito isto, já há alguns dias corre a informação nos bastidores do Grupo Globo sobre o interesse da casa em, futuramente, avaliar outros roteiros de fora, para transformá-los em novelas tradicionais ou de duração reduzida (50 ou 60 capítulos), nesse caso, sob encomenda para a plataforma de streaming Globoplay. Um claro sinal de alerta aos nossos autores, cujos trabalhos já não empolgam como antes e são alvos de constantes críticas.

Essa possibilidade de se abrir ainda mais para o mercado internacional também pode estar ligada ao novo modelo de negócio do Grupo Globo, que inclui parcerias na dramaturgia com gigantes como a Sony Pictures Television. A "aquisição de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e 'entretenimento'", foi destacada em recente comunicado sobre a nova estrutura. A Globo ainda não se posiciona oficialmente sobre o assunto.

Dandara Mariana  - Nana Moraes - Nana Moraes
Dandara será rival de Deborah Secco em Salve-se Quem Puder
Imagem: Nana Moraes

Rivalidade

Dandara Mariana inicia em janeiro sua participação nas gravações de "Salve-se Quem Puder", novela que substituirá "Bom Sucesso" na Globo. Na trama, ela vai "disputar" João Baldasserini com Deborah Secco.

Atualmente na "Dança dos Famosos", Dandara receberá segunda-feira, no Teatro Sesi, no Rio, um prêmio da ANCEC - Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, pelo trabalho em "Verão 90".

Terra arrasada 1

Na sexta-feira, 22, chegou ao fim mais uma edição da "Mip Cancún" no México.

E com dezenas de produtoras brasileiras por lá, o assunto não poderia ser outro: a situação caótica da Ancine, a agência nacional do cinema, com os tantos projetos absoluta e absurdamente parados.

Terra arrasada 2

O bloqueio da liberação de recursos tem levado, cada vez mais, produtoras a demitir profissionais. Segundo apuração dessas empresas, há R$ 1,5 bilhão em caixa esperando para entrar na economia brasileira.

Complicado ver um mercado que gera mais de 300 mil empregos nessa situação.

A Presepada

A Globo exibe no dia 17 de dezembro, como parte de sua programação de fim de ano, o especial "A Presepada". Segundo a emissora, o elenco e a equipe de produção são compostos por pernambucanos, e conta uma história leve e divertida ambientada na fictícia cidade de Belém de Nazaré.

No programa, um jovem que, acusado de golpismo e estelionato, teve a sua vida transformada ao fugir da polícia e se passar por um frei em outra cidade.

Concluído

O humorista e apresentador Gustavo Mendes fechou mais uma temporada de gravações do programa "Xilindró", do Multishow.

Interpretando nova personagem, a diretora do presídio, Lázara Camburão, ele garantiu muitas risadas nos bastidores dos estúdios, no Rio.

Fininho

A propósito de Gustavo Mendes, ele já eliminou 60 quilos com a cirurgia bariátrica que realizou em agosto do ano passado.

"Ficar magro também ajuda na formação de personagens", comenta o ator, que continua viajando pelo país com o espetáculo "Di Uma Vez Por Todas".

Contramão

Olha só que interessante. Enquanto muitos apontam demissões em um ou outro setor da Globo, a equipe do "Se Joga" recebeu reforços recentemente.

Existe o claro desejo em colocar o programa no trilho.

Lavínia Vlasak - Victor Pollak TV Globo - Victor Pollak TV Globo
Lavínia Vlasak está no elenco de Bom Sucesso
Imagem: Victor Pollak TV Globo

Lançamento

Lavínia Vlasak nos bastidores da novela "Bom Sucesso", da Globo.

Nos próximos dias, Natasha, sua personagem, lança livro sobre moda pela editora Prado Monteiro.

Vai e vem

Em relação aos trabalhos de "Amor Sem Igual", a Record encerrou ontem a primeira etapa de gravações em São Paulo.

E detalhe: antes, a ideia era fazer apenas essa "visita". Agora, existe a possibilidade de o elenco gravar uma vez por mês em São Paulo. Tudo vai depender do orçamento.

Bate - Rebate

* Bosco Brasil assina o roteiro de "Dependentes", série que estreia no canal Futura dia 27, às 23h, com direção de Marco Altberg...

* ... Tema pouco debatido, a dependência química será discutida a partir dos conflitos vividos não só por quem é dependente, mas por quem convive com ele: o codependente...

* ... A série terá 13 episódios de 26 minutos.

* Atores que trabalharam em "O Sétimo Guardião" poderão aparecer na lista de "A morte pode esperar", na fila das sete da Globo...

* ...Dan Stulbach é um desses casos.

* ... Allan Fiterman, que dirigiu a novela do Aguinaldo, assinará direção artística de "A morte...", escrita por Mauro Wilson.

* O canal Food Network estreia neste domingo, às 20h30, a terceira temporada de "Homem Vs Comida".

* "Minha mãe é uma peça - 3", com Paulo Gustavo, chegará aos cinemas em 26 de dezembro...

* ...Também no elenco Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Herson Capri, Alexandra Richter, entre outros.

* Erika Januza vive Marina, uma tenista, em "Amor de Mãe", novela que estreia nesta segunda-feira na Globo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco