Topo

Coluna

Flávio Ricco


Sucesso do "BBB" é uma exceção na história dos formatos

Participantes do "BBB20", estreia desta terça na TV Globo - Reprodução / Internet
Participantes do "BBB20", estreia desta terça na TV Globo Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL*

21/01/2020 00h06

Na Globo, na noite desta terça, tem a estreia do "BBB20", com todos os seus participantes anunciados e como um produto consagrado, que mudou o calendário da televisão brasileira.

Se antes, para todas as emissoras, o ano começava em abril, após férias regulamentares e só depois do mercado comercial voltar às suas atividades, essa história mudou a partir de 29 de janeiro de 2002, quando foi ao ar a primeira edição brasileira.

Independentemente da preferência de cada um, do gostar ou não gostar, o "BBB" atende da melhor maneira possível o que toda televisão espera de qualquer programa, em se tratando de audiência, repercussão e faturamento.

Aliás, pela sua longevidade, aqui em seu 19º ano, como em tantos outros países, o "Big Brother" se coloca como exceção no mundo dos formatos, pelo cuidado e proteção que a Endemol tem pelo seu produto.

Algo nada comum neste universo, onde a maioria dos criadores de formato apenas se preocupa com as suas vendas, em negociar bem, mas pouco se importam com os resultados. Basta verificar os tantos que quebraram a cara no meio do caminho.

Mari Gonzalez - Reprodução - Reprodução
"Pânico" tentou transformar Mari Gonzalez na nova Sabrina
Imagem: Reprodução

Voltas da vida

Lá atrás, quando a "baianinha" Mariana Gonzalez chegou ao "Pânico na Band", a ideia era que ela pudesse substituir Sabrina Sato. A contratação foi nesse sentido. Só que apesar dos esforços da equipe, isso acabou não acontecendo.

Agora, a jovem encara um novo desafio, como participante do "BBB20", formato por onde Sabrina também passou.

Reality de reforma

Os trabalhos do programa "Extreme Makeover Brasil - Casa dos Sonhos", com Otaviano Costa, estão a todo vapor em São Paulo. Nas gravações da semana passada, a equipe entregou duas residências.

Estreia dia 10 de março, uma terça-feira, no GNT.

Reunião geral

Com a volta de todos ao trabalho, inclusive do dono Amilcare Dallevo, a direção da Rede TV! tem uma reunião marcada para esta terça-feira.

São muitos os assuntos pendurados.

Primeiro

A estreia do programa do Sikêra Jr., terça-feira que vem, às 18h, aparece entre as principais questões da reunião de hoje na Rede TV!.

Entre outras razões, por ser um programa transmitido de Manaus e consequentes mudanças de grade que irá provocar. Não há ainda uma definição sobre o futuro do "Tricotando" e "Papo de Bola"

Por outro lado

É muito provável que também nesta reunião de hoje, a direção da Rede TV! bata o martelo com a DAZN sobre a Copa Sul-Americana.

Está tudo certo e discutido para a renovação do contrato.

Nova direção

Cláudio Bianchini, executivo com anos de casa e passagens por várias empresas do Grupo Bandeirantes, assumiu ontem a Direção Geral da TV.

Um cargo que até então não existia.

Ainda de lá

Na Band, estudos bem avançados indicam nova mudança na programação das manhãs.

"Bora São Paulo", em vez das 7h às 9h, deverá ser exibido das 6h às 8h. E, das 8h às 9h, "Bora Brasil", nacional. As três horas com Joel Datena.

Vai que vai - 1

É sempre um caso raro, que não acontece todo dia, um ator aparecer como ele mesmo em vários capítulos de uma novela. Normalmente isso não passa de um ou dois.

Porém, é o que está previsto para Betty Faria e Ary Fontoura em "Salve-se Quem Puder", que estreia dia 27, faixa das 19h da Globo.

Bruna Guerin - Reprodução Instagram  - Reprodução Instagram
Bruna Guerin será Petra, a irmã invejosa de Deborah Secco
Imagem: Reprodução Instagram

Vai que vai - 2

Em torno dessas participações, há uma armação interessante: Alexia, personagem da Deborah Secco, uma atriz em ascensão, escalada em uma nova novela da Globo com Betty e Ary, dada como morta, perde o papel.

Petra (Bruna Guerin), a sua irmã invejosa, acaba herdando a personagem. Toda essa situação é que irá prolongar a permanência dos dois atores na novela.

Nova série

A Globoplay anunciou ontem a produção de "Betinho", em parceria com AfroReggae e Formata, uma série biográfica sobre a história do sociólogo Herbert de Souza (1935-1997).

Betinho será vivido por Júlio Andrade, que esteve recentemente em "Amor de Mãe".

TV paga

O Discovery, durante a semana especial de exibição de "Largados e Pelados", de 6 a 12 de janeiro, foi o canal número um da TV por assinatura no total indivíduos (ambos os sexos, acima de 4 anos) e no domingo, dia 12, bateu recorde histórico.

Registrou sua noite de maior audiência entre pessoas de 25 a 54 anos.

Bate - Rebate

* Renata Fan só reassume amanhã, quarta-feira, o comando do programa "Jogo Aberto" na Bandeirantes...

* ... Assim como só a partir desta terça-feira, Patrícia Maldonado passará a substituir Silvia Poppovic no "Aqui na Band".

* Acabou mesmo o programa "A Melhor Viagem", do Mario Frias, na Rede TV!...

* ... Não foi possível renovar o seu patrocínio...

* ... Diante disso, toda a equipe de produção já foi dispensada.

* As produções de João Kleber na Rede TV! voltaram do recesso e começam a trabalhar nas mudanças dos seus dois programas, que serão exibidas ainda este mês...

* ... Além da presença de youtubers no "João Kleber Show", aos domingos, o apresentador participará de externas do "Você na TV", que terá também presença de celebridades.

* De férias na Globo após "Órfãos da terra", Thelma Guedes finaliza o roteiro de um filme...

* ... E, no mês que vem, vai colocar no papel algumas ideias "e pensar num projeto pra TV".

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco