Topo

Coluna

Flávio Ricco


Em evento de nova programação, TV Cultura destaca força do jornalismo

Vera Magalhães, apresentadora do "Roda Viva" - TV Cultura
Vera Magalhães, apresentadora do "Roda Viva" Imagem: TV Cultura

Colunista do UOL*

01/02/2020 00h05

Resumo da notícia

  • Evento quinta-feira no Palácio dos Bandeirantes apresentou nova grade para o mercado
  • TV destacou crescimento do "Jornal da Cultura" e força do "Roda Viva" na internet
  • Estreia do "Jornal da Tarde" está prevista para março

Na última quinta-feira, a TV Cultura anunciou sua programação 2020 para executivos de empresas e mercado publicitário. Dentre os destaques, um espaço para falar do crescimento do "Jornal da Cultura" e da força do "Roda Viva" na internet, além de investimentos em novos informativos.

O governador João Doria, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, e o presidente do Conselho Curador da FPA, Antônio de Pádua Prado Jr, apresentaram o "Cultura em Movimento" durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes,

O evento, direcionado a CEOs de grandes empresas e mercado publicitário, abordou os novos programas e projetos.

Os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar os resultados dos primeiros sete meses da atual gestão e conheceram tudo o que será produzido e levado ao ar neste ano, em sua proposta de produção de conteúdo para múltiplas plataformas.

Para março se planeja um jornal totalmente repaginado na hora do almoço, o "Jornal da Tarde", mantendo Aldo Quiroga e Joyce Ribeiro, que trocam o atual sofá por uma bancada, com outra identidade visual, mais conteúdo e novos cenário e formato.

Com apresentação de Marcelo Tas, em sua próxima temporada, o "Provocações" terá cenário novo e novas vinhetas.

Já o "Agrocultura" ganhará nova roupagem para abordar de forma atual um importante segmento da economia. Além disso, a atração passa a ser uma plataforma multimídia.

A Cultura ainda cria o "Jornal da Ciência", totalmente dedicado a comunicar a produção científica brasileira.

Junto ao Sebrae, o canal está desenvolvendo um novo programa sobre empreendedorismo.

Numa coprodução, a TV Cultura levará ao ar o programa "Águias da Cidade", que acompanhará o cotidiano do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

E vem aí o "Hora do Esporte", que dará espaço a várias modalidades, como futebol, vôlei, basquete, skate e esportes eletrônicos.

Dentro do segmento Variedades e Entretenimento, a Cultura prepara uma linha de shows no prime time para acomodar o programa "Talentos", que vai revelar uma estrela do teatro musical brasileiro, com apresentação de Jarbas Homem de Mello.

O "Festival de Música Brasileira" e o "Prelúdio", concurso que revela jovens talentos da música clássica, também estarão presentes na programação, além da cobertura do tradicional Festival de Campos do Jordão.

Como novidade, um programa dedicado à dança, o "Influências Brasil", com o coreógrafo Ismael Ivo. E o "Periféricos", uma revista sobre cultura hip hop, com abordagem jovem.

Já o "Contraponto", sob o comando de João Marcello Bôscoli, abordará visões distintas sobre um mesmo assunto.

Em dramaturgia, a grande aposta é "O Menino do Caixote Azul", um investimento em conteúdo infantil.

No campo de documentários, a TV Cultura prepara a série "Docs Modernistas", sobre os mais consagrados nomes deste movimento como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

Em Educação, além do "Campus em Ação", que dá espaço à produção acadêmica brasileira, vem aí o "Mochileiro em Ação", em que um jovem viajante decifra diferentes campos de empreendedorismo e emprego.

Ainda no evento, destacou-se o bom momento do "Jornal da Cultura". Entre agosto de 2019 e janeiro deste ano, o informativo apresentou um aumento de mais de 100% em sua audiência.

Por sua vez, o "Roda Viva" tem se posicionado como uma das produções televisivas com maior repercussão na internet. A edição de estreia com a apresentadora Vera Magalhães, que recebeu o ministro Sergio Moro, alcançou 2 milhões de visualizações no Youtube. Além disso, constantemente, o programa chega ao primeiro lugar dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no mundo.

E o "Quintal da Cultura" segue como principal produto infantil da emissora, tendo atingido no final do ano passado 1 milhão de seguidores no canal do Youtube.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco