Topo

Coluna

Flávio Ricco


Grupo Globo coloca repórter de São Paulo que estava na Itália em quarentena

Logomarca TV Globo  - Divulgação
Logomarca TV Globo Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

07/03/2020 16h34

Resumo da notícia

  • Profissional tem 20 anos de casa e estava em férias na Itália, país com grande número de casos de coronavírus
  • Repórter não apresenta sintomas, mas ficará duas semanas longe da redação de São Paulo
  • Preocupada com avanço da doença, Globo barra viagens de profissionais e adota medidas

Uma repórter do Grupo Globo que estava em período de férias na Itália, após sua volta ao Brasil, foi imediatamente orientada a se afastar do dia a dia da redação em São Paulo.

Segundo apurado, a profissional, que tem vinte anos de casa, não foi diagnosticada com o novo coronavírus. Não apresentava os sintomas. Porém, a direção do canal solicitou que ela permaneça em casa pelas próximas duas semanas.

Motivo de tamanha precaução: atualmente, a Itália tem o maior número de casos de coronavírus na Europa. O número total de casos no país chegou a 5.883. Mortes pelo vírus: 233.

A Globo está muito preocupada com o deslocamento de seus profissionais pelo mundo.

Neste sábado, inclusive, circulou uma informação que a emissora havia cancelado viagens internacionais de profissionais. Preocupado com o aumento no número de casos de coronavírus, o Grupo teria adotado essa medida. Passagens já compradas teriam sido canceladas. Fala-se também que nenhum contratado deverá se deslocar a trabalho para fora do País, até segunda ordem.

A coluna entrou em contato com a assessoria da Globo, que enviou o seguinte posicionamento:

"Nenhuma viagem ou cobertura internacional necessária deixará de ser feita, desde que assegurada a segurança de nossos funcionários.

Cada viagem está sendo avaliada individualmente, assim como nas grandes empresas globais."

Uma reportagem do UOL no dia de hoje informou que a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta madrugada o segundo caso de coronavírus no estado. Uma paciente, de 52 anos, é moradora da cidade do Rio de Janeiro e apresentava sintomas desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira (4).

Com o novo caso confirmado, chegam a 14 o número de pacientes com coronavírus no Brasil. Ontem, o Ministério da Saúde apresentou um boletim durante a tarde apontando,

além do outro caso no Rio de Janeiro, 10 em São Paulo, um na Bahia e um no Espírito Santo.

A reportagem destaca ainda que a paciente diagnosticada como 2º caso no Rio de Janeiro deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. E que ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela Secretaria em parceria com a Vigilância municipal. A paciente, que mora sozinha, está em isolamento domiciliar.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco