Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo faz megarreunião com autores e expõe 'cenários' para volta

Taís Araújo, Regina Casé e Adriana Esteves, protagonistas de "Amor de Mãe" - Canaltech
Taís Araújo, Regina Casé e Adriana Esteves, protagonistas de "Amor de Mãe" Imagem: Canaltech

Colunista do UOL*

22/04/2020 00h06

No meio da semana passada, a Globo realizou uma megarreunião com autores de novelas, claro que remotamente por causa do novo coronavírus, e alguns cenários foram colocados para a retomada das gravações.

Participaram deste encontro, autores titulares e colaboradores das produções que foram interrompidas ainda no ar - "Salve-se Quem Puder" e "Amor de Mãe" - como também daquelas que estavam começando seus trabalhos - "Nos Tempos do Imperador", "Malhação: Transformação" e "Um Lugar do Sol", entre outras.

Na oportunidade, entre os vários assuntos colocados, ficou estabelecido que todos devem continuar escrevendo normalmente.

O detalhe é que, quando essa reunião remota foi convocada, muitos chegaram a imaginar uma suspensão completa de tudo. Mas não. A ordem é seguir em frente.

Mesmo porque quem já estava com a produção levantada e orçada - estúdio e cenográfica - não tinha mesmo razão para se preocupar.

Até uma possibilidade chegou a ser conversada para o reinício de gravações: primeiro, a novela das 9, "Amor de Mãe", depois, "Salve-se Quem Puder" e assim por diante.

Quinzenal

Reuniões entre alta cúpula e autores não é novidade na Globo. A diferença é que desta vez foi virtual, por causa da pandemia, e por isso contou com uma presença maior de participantes.

Esses encontros devem continuar acontecendo, quinzenalmente. Os autores foram informados sobre as situações possíveis no reinício das gravações.

Os cenários

A entrega dos capítulos escritos, tanto das novelas que já existiam quanto das próximas, deve seguir normalmente, dentro dos prazos estabelecidos anteriormente. Com isso, quando tudo voltar ao normal, a Globo terá toda a parte de produção facilitada.

E são dois os possíveis cenários para retomada de gravações:

- Otimista: em junho ou julho - Pessimista: agosto.

Jornalismo

Eduardo Ribeiro assume a apresentação do "Coronavírus Plantão", na Record, às quintas-feiras à noite no lugar de Luiz Bacci.

Os motivos dessa troca de comando ainda não são informados.

A tal experiência

Após a escolha de "Fina Estampa" para reexibição na Globo, não foram poucos os elogios à trama, e críticas à produção que antes estava no mesmo horário - "Amor de Mãe".

Mas tem o seguinte: não dá para comparar um alguém como Aguinaldo Silva com Manuela Dias. Estão separados por muitos quilômetros em termos de bagagem. Chega a ser injusto.

Juliana Paiva - Lucas Landau/TV Globo - Lucas Landau/TV Globo
Juliana Paiva é Cassandra em "Totalmente Demais"
Imagem: Lucas Landau/TV Globo

Propósito

Juliana Paiva, à espera da retomada de "Salve-se Quem Puder", tem boas lembranças do trabalho em "Totalmente Demais", em reprise na Globo, em que viveu Cassandra, a grande rival de Eliza (Marina Ruy Barbosa).

"Na época, quando fiz[a novela], se lia alguma coisa triste no noticiário, eu me alegrava por fazer uma personagem que fazia o povo rir. É um pouco como agora. Tudo tem um propósito", comenta Juliana.

Delas

O "CNN Todos Juntos", estreia do último domingo, terá sempre Carol Nogueira na edição de fim de semana, a partir de 21h.

E Taís Lopes, de segunda a sexta-feira, às 23h.

Informação

A TV Cultura lança na próxima segunda-feira o "Jornal da Tarde".

Este novo informativo, que irá substituir o "Jornal da Cultura - 1ª edição", trará um olhar mais acentuado para temas como saúde, educação, consumo e mobilidade.

Investimento

O "Jornal da Tarde", da Cultura, contará com um cenário que incorpora o ambiente da redação e, diferentemente do "JC1", terá uma bancada no lugar do sofá.

Comandado por Joyce Ribeiro e Aldo Quiroga, será apresentado de segunda a sexta, a partir das 12h30, na Cultura, no YouTube e no site oficial da emissora.

Novo caminho

A parada do "Encontro" e o seu retorno agora foi altamente salutar para o programa.

Um novo caminho foi descoberto, permitindo que Fátima Bernardes possa usar muito mais convenientemente toda a sua experiência como jornalista e comunicadora.

Salto interessante

O "Encontro com Fátima Bernardes" ficou mais bonito, interessante e passou a prestar serviço.

O programa ganhou em dinamismo e agilidade. A Globo, agora e quando tudo isso acabar, poderá se servir dele para dar um salto de qualidade bem importante nas suas manhãs. Está valendo mesmo.

Sonia Abrão - Reprodução / RedeTV! - Reprodução / RedeTV!
Sonia Abrão, 14 anos de Rede TV!
Imagem: Reprodução / RedeTV!

Aniversário

O programa "A Tarde é Sua", da Sonia Abrão, vai comemorar em 1º de maio, 14 anos de Rede TV!. Já são quase 8 mil horas no ar e mais de 10 mil entrevistas.

Soninha é craque.

Bate - Rebate

* Luan Santana fará no dia 26, a partir das 18h, uma live por meio do seu canal no YouTube e página no Facebook...

* ... O show, "História", vai revisitar os sucessos dos seus 12 anos de carreira...

* ... A propósito de lives, a da Ivete Sangalo será neste sábado, diretamente da casa dela, na Praia do Forte, Bahia...

* ... A exibição, dirigida por Boninho, terá início após "Fina Estampa", com algumas músicas, e completa, no Multishow e outros canais.

* Globo não jogou a toalha em relação à edição 2020 do "The Voice Brasil"...

* ... O programa integra a sua lista de "principais atrações"...

* ... E não apenas pelos resultados de audiência e movimentação nas redes sociais, mas também por se tratar de um sucesso comercial.

* Vincenzo Richy, que participou da primeira temporada de "Poliana", acertou permanência na trama...

* ... Após uma passagem de tempo, seu personagem, Vinicius, surgirá na faculdade...

* ... O SBT ainda não tem data para retomar as gravações da novela. Depende do coronavírus.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco