Topo

Coluna

Flávio Ricco


As lives vieram para modificar o universo dos shows

"Ivete Sangalo em casa", live do último sábado   - Reprodução / Internet
"Ivete Sangalo em casa", live do último sábado Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL*

27/04/2020 00h06

A situação dos dias de agora, com isolamento das pessoas dentro de casa, propiciou a criação das lives, também como novo mercado comercial na área de shows.

De casa, de um estúdio ou de onde bem entenderem, cantores, cantoras ou conjuntos musicais passaram a atingir milhões de pessoas.

Em alguns casos, com patrocínios e até transmissão por TV, como Ivete Sangalo no sábado, e possibilidades de alcançar um público ainda maior.

Então, acaba se concluindo que uma live tem todas as condições de superar, e em muito, qualquer grande show feito num estádio de futebol de modo presencial ou megacasa de espetáculos.

Considerando, entre outras questões, o receio de frequentar lugares fechados, dificilmente teatros e cinemas terão público no decorrer dos próximos meses. E também passam a ser enormes as possibilidades desta nova forma de entretenimento, pelo conforto e segurança que representa, se consolidar de maneira definitiva no gosto do público e até dos próprios artistas.

Esta, sim, é uma questão para os próximos tempos.

A que ponto

Esse lance das lives chegou a tal ponto que todas as grandes redes de TV, em seus planos comerciais, já incluíram este novo produto.

Um movimento ou negócio que só deve crescer.

Monalisa Perrone - Reprodução/CNN Brasil - Reprodução/CNN Brasil
Monalisa Perrone, da CNN Brasil
Imagem: Reprodução/CNN Brasil

Análise positiva

A direção da CNN Brasil entende como bem positivo o seu primeiro mês de operações.

Apresentou furos, em alguns momentos teve audiência muito boa e com repercussão satisfatória nas redes sociais. Há o desejo de seguir por aí.

Que momento!

Ao telespectador, diante da situação atual, agora também cabe o trabalho de procurar o noticiário isento e imparcial.

Nunca, como nos dias atuais, isto se constituiu em problema: em quem acreditar?

Faça a prova

Tente você mesmo, em todos os telejornais da TV aberta, verificar como uns são diferentes dos outros na abordagem dos mesmos assuntos. Ou como alguns nem são abordados.

Os interesses em jogo são bem declarados. E a chapa nunca foi tão branca.

E os sorteios?

SBT, Record, Rede TV! e Band, independentemente de tudo e do coronavírus, continuam entusiasmadas com a volta dos sorteios na televisão. Não pensam em outra coisa.

E esperam novidades para os próximos dias. Algumas até já tomando todas as providências.

Fica a pergunta:

Com coronavírus, pessoas desempregadas e outras com cortes de salários, a economia desse jeito, é hora para levar à frente uma coisa dessas? Pensar em sorteio.

É até desumano.

Interessante

O tempo passa, o mundo gira, mas parece que para alguns a vida não ensina muita coisa. O grupo de TVs agora entusiasmado com sorteios é praticamente o mesmo que, desconfiando do Ibope, foi responsável pelo desastre da GFK e depois arrumou briga com as operadoras da TV paga.

Um prejuízo atrás do outro, mas ainda assim estão sempre atrás de uma novidade. Fazer televisão que é bom, parece que não pensam.

Exceção

A TV Canção Nova, canal 59 em São Paulo, emissora católica, é um ponto fora da curva.

Sediada na cidade de Cachoeira Paulista, é a TV de cunho religioso que mais dá espaço ao jornalismo.

Suzana Pires - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Suzana Pires lança plataforma em maio
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Dona de si

Suzana Pires, atualmente na edição especial de "Fina Estampa", fez uma live com Angélica e o papo, acompanhado por 11 mil pessoas, vai ao ar na íntegra na plataforma "Mundo Dona de Si", que ela lança em maio.

Trata-se de mais um braço de seu projeto de empreendedorismo feminino.

Nova jornada

O canal History estreia dia 2, às 21h30, o programa "Inexplicável", com apresentação e coprodução de William Shatner, o eterno capitão Kirk de "Star Trek: Jornada nas Estrelas".

Em oito episódios, histórias assombrosas e surpreendentes sobre o inexplicável, incluindo do Brasil, com análises científicas dos eventos.

Volta do Marcão

Nesta segunda, depois de cumprir período de suspensão, Marcão do Povo volta a ser um dos apresentadores do "Primeiro Impacto", no SBT.

Este retorno deveria ter acontecido na última sexta-feira, mas a pedido dele ficou para hoje. A sua punição se deu por declarações dadas no programa, entre elas, a sugestão de "campos de concentração" para doentes com coronavírus.

Bate - Rebate

* Nesta segunda-feira, às 23h, o "Realidade", da CNN Brasil, apresenta o último episódio da série de documentários "Dinastias Americanas: Os Kennedy".

* Ex-SBT, Maurício Manfrini, o Paulinho Gogó, estreia a segunda temporada da série "O Dono do Lar", dia 29 no Multishow.

* O "Central Fox", no Fox Sports, volta em duas edições, uma às 12h15 de segunda a sábado e outra às 20h...

* ... A apresentação será revezada por Edu Elias e Daniela Boaventura.

* Na última sexta-feira, a Band decidiu romper o contrato com Silvia Poppovic...

* ... Mas além dela, algumas outras mudanças estão sendo pensadas para o "Aqui na Band"...

* ... E já planejadas para acontecer quando terminar todo esse drama do coronavírus ...

* ... Há o entendimento que o programa tem um custo muito elevado para a sua baixa audiência.

* Empresário e artista, Luccas Neto vai comandar a primeira live voltada para as crianças nesta quarentena...

* ... "Luccas Neto em: A Pedra do Poder sumiu!" será na sexta-feira, às 18h, em seu canal no YouTube - que tem mais de 29 milhões de inscritos.

**Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco