Topo

Coluna

Flávio Ricco


Telejornais da TV Globo, a partir de hoje, terão repórteres com máscaras

Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL*

04/05/2020 16h55

Resumo da notícia

  • Para "dar exemplo e estimular hábito na população", uso de máscaras por repórteres da Globo passa a ser obrigatório
  • Determinação começa a valer a partir desta segunda-feira
  • Medida foi motivada pelo agravamento da epidemia

Em comunicado distribuído pelo diretor de jornalismo, Ali Kamel, já a partir de hoje todos os repórteres da TV Globo serão obrigados a usar máscara em todos os ao vivo e passagens.

Antes de tudo, além do cuidado, um exemplo que deve ser observado por todos. Indistintamente.

E isto será obrigatório em todos os telejornais, a partir dos locais, "Jornal Nacional" e "Jornal da Globo".

Eis o comunicado distribuído nesta segunda-feira:

"Diante do agravamento da epidemia, e para dar o exemplo, estimulando o hábito na população, o uso de máscaras por repórteres em todos os vivos e em todas as passagens passa a ser obrigatório. Nossa prática anterior era segura, como atestam os infectologistas, mas o momento pede mais do que isso: é preciso usar nossa imagem como reforço no convencimento de milhões de pessoas. De agora em diante, os brasileiros verão nossos repórteres nos vivos e nas passagens com máscaras. E se sentirão ainda mais estimulados a usá-las. A máscara não será usada por apresentadores e repórteres em estúdio e por profissionais que estejam em home office porque estão em ambientes controlados. Em todas as outras circunstâncias, o uso da máscara é obrigatório. Conto com vocês".

Ali Kamel

Medidas em outras TVs

A Band, por sua vez, nas praças onde existe a orientação para o uso da máscara, isto já está sendo feito pelos repórteres no "ao vivo".

A Record, a partir de agora ou a partir das saídas das próximas equipes, passará a fazer o mesmo. Só está sendo definido ainda o modelo de máscara.

No SBT, informa a sua direção de jornalismo, essa prática foi adotada há dez dias, em entrevistas ou em locais com pessoas por perto. Mas pode aparecer sem, nas entradas ao vivo ou passagens.

TV Cultura, também a partir de hoje, adotou o mesmo procedimento da Globo. Maria Mansó, hoje na entrevista com o governador João Doria, já fez uso de máscara.

Por último, a Rede TV! informa que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. O uso da máscara é indispensável. Só nas entrevistas ao vivo ou passagens que não.

Preocupação com Covid-19 entre funcionários

No dia 23 de abril, esta coluna informou que apesar de todos os cuidados e medidas tomadas, o Grupo Globo já registrava 93 casos de funcionários que contraíram o novo coronavírus.

São profissionais do departamento de jornalismo em São Paulo e no Rio de Janeiro e também do Entretenimento (Estúdios Globo), além de outras praças.

Número que também incluiu Esporte, Som Livre, Globo.com, TV fechada e Globoplay. A Globo, como toda empresa, afasta esses profissionais das suas funções e não divulga nomes.

"Até o momento, tivemos 93 profissionais que testaram positivo. Destes, 11 já retornaram ao trabalho. Todos acompanhados de perto pela empresa para que tenham o melhor apoio e assistência", informou a assessoria da emissora.

O jornalista piauiense Marcelo Magno, do rodízio de apresentadores do "JN" nos fins de semana, e Carol Barcellos, do Esporte, foram alguns profissionais da emissora que acusaram positivo para a Covid-19.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco