Topo

Coluna

Flávio Ricco


Igrejas da TV exploram cada dia mais a boa fé das pessoas

Valdemiro Santiago - Isadora Brant/Folhapress
Valdemiro Santiago Imagem: Isadora Brant/Folhapress

Colunista do UOL*

20/07/2016 07h01

As igrejas que loteiam os diversos espaços das emissoras de rádio e televisão podem ser acusadas de tudo e mais um pouco, menos de falta de criatividade. A cada dia uma moda diferente é inventada para tomar dinheiros dos desavisados. É quase um exercício de superação.

Na RedeTV!, num momento chamado “Agente dos Pastores”, é vendido por R$ 35 “um saquinho de sabão em pó milagroso, que limpa que nem Jesus”.

Em meio a isso, cada um vai dando seu recado, como o de uma mulher que pede aos fiéis para irem a sua igreja ver os “vários milagre” e receber “benças”. Finalizando, com chave de ouro, outro recomenda que ninguém entre na “igreja errada para não perder a bênção milagrosa” que a sua oferece.

Concorrência forte ao Valdemiro Santiago, já em liquidação com a “rosa ungida, tijolinho da obra e o lenço poderoso”.

É triste verificar a imensa quantidade de pessoas enganadas na sua boa-fé, dando o que muitas vezes não têm, na espera de uma resposta do céu. 

Interessante
A televisão comum, como uma espada na cabeça, é submetida a algo chamado “classificação indicativa”, que para todas as suas produções aponta o que pode e o que não pode ser exibido neste ou naquele horário.

Só que esses programas de igreja, que cometem verdadeiras barbaridades até contra a vida de homens, mulheres e crianças, continuam com “bandeira livre”.

Caso de perguntar
Abusar da boa-fé de milhões de pessoas ou usar essas igrejas como ponto de comércio, para vender sabão, toalha, lenço ou outra qualquer mercadoria do gênero, isso pode?

Tem, pelo menos, algum imposto incidindo em cima?

Ninguém é tonto
Todos sabemos os cuidados que a classe política observa ao tocar em assuntos relativos à igreja, seja ela de que bandeira for.

Ainda mais em um ano eleitoral como é o caso do agora em curso. Os candidatos da vez, como já estamos começando a ver, se submetem a tudo, até a banho com o “sabão milagroso”, em troca de voto. Pouca vergonha.

Ela que manda
O poder da Universal na CNT é de ampla e total dominação. Se, por exemplo, um programa está indo bem de audiência em determinado horário e a igreja vê potencial naquela faixa, ela vai lá e pega. Simples assim.

Os donos, felizes com o dinheiro que entra, simplesmente dizem “amém”. Em tempo, a informação é que a IURD renovou com a CNT até 2019.

Mireya Luis foi campeã na Olimpíada de Sydney - Scott Barbour/ALLSPORT - Scott Barbour/ALLSPORT
Mireya Luis foi campeã na Olimpíada de Sydney
Imagem: Scott Barbour/ALLSPORT
Contratação
A cubana Mireya Luis, considerada por muitos como a maior jogadora de vôlei de todos os tempos, mas que de fato é uma lenda deste esporte, acaba de assinar com o Fox Sports.

É mais um reforço importante na equipe da Olimpíada.

Em particular
Muitos brasileiros devem ter lembranças de Mireya Luis ainda como jogadora da seleção de Cuba.

Além de ser excelente em quadra, era uma tremenda encrenqueira. Entrou para a história a sua briga com a brasileira Ana Moser em 1996.

Novo quadro
Com o fim do “Planeta Extremo”, Clayton Conservani vai apresentar novo quadro no “Esporte Espetacular”, “Extremamente Possível”, com estreia em setembro.

A proposta principal é mostrar que todas as pessoas podem superar seus limites físicos e mentais, levando participantes das mais diferentes profissões e atividades a experimentar a sensação de um novo desafio.

Domingos Montagner e Camila Pitanga nos bastidores de "Velho Chico" - Artur Meninea/Divulgação/TV Globo - Artur Meninea/Divulgação/TV Globo
Domingos Montagner e Camila Pitanga nos bastidores de "Velho Chico"
Imagem: Artur Meninea/Divulgação/TV Globo
Ensaio
Domingos Montagner e Camila Pitanga ensaiam cena em que Tereza vai até a cooperativa para falar com Miguel (Gabriel Leone) e conta com a ajuda de Santo.

No ar nesta quarta-feira.

Mas olha essa
A Record já tem no ar a novela “A Terra Prometida”, não tem?

Pois bem, a TV Cultura, com a Conspiração Filmes, vai estrear nesta sexta-feira, 22 horas, a série documental “Terra Prometida”.
A coincidência para, do verbo parar, no título. Os recheios são bem diferentes.

Isso não existe
Subiu bem o tom dos comentários dentro da Globo sobre possível mudança na fila das 21 horas, que o Agnaldo Silva entraria logo depois da Glória Perez e antes da dupla Duca Rachid-Thelma Guedes.

Não acredite nisso. A ordem de entrada permanece exatamente a mesma.

Bate – Rebate

• Desde a última segunda-feira, o “Bem, Amigos!”, do Galvão Bueno, passou a ser transmitido pelas emissoras do Sistema Globo de Rádio.
• A ESPN vai transmitir com exclusividade os amistosos das seleções de basquete dos Estados Unidos, masculino e feminino, para a Olimpíada do Rio...
• ... Esses encontros irão acontecer entre os dias 22 e 1º de agosto.
• Outros dois momentos muito bons da programação da ESPN Brasil, na lista dos recomendados, é o “Bate Bola”, do João Carlos Albuquerque, no final da tarde...
• ... E o “SportsCenter”, do Paulo Soares e Antero Greco, às 11 da noite. Valem por eles.
• “Haja Coração”, novela das 7 na Globo, chegou ao seu recorde de audiência na segunda-feira...
• ... Deu 30 de média em São Paulo, com 43% de participação.
• Se ninguém falou, alguém precisa dizer: dos melhores o trabalho do Marco Ricca em “Liberdade, Liberdade”. Grande ator.
• É natural esperar por novas mudanças na estrutura do Grupo Bandeirantes com Paulo Saad novamente à frente dos canais pagos...
• ... Internamente, são fortes os rumores de outras alterações na estrutura diretiva da Band.
• Vamos arrumar: a final da Libertadores, em dois jogos, o primeiro hoje e o outro na semana que vem, também terá transmissão do SporTV...
• ... Independiente Del Valle e Atlético Nacional, nesta noite, em Quito, terá narração de Júlio Oliveira e comentários de Roger Flores.

C'est fini
A Rede TV! ainda não encontrou uma maneira de evitar a debandada de audiência, na passagem do “Encrenca” para o programa de João Kleber.

O Ibope, de 6 pontos no horário, em SP, diminui absurdamente na saída de um e entrada do outro. Fica na casa de 1.
Kleber está com outra proposta e existe a necessidade de tempo para embalar. Mas o caso é preocupante.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco