Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record insiste em facilitar a vida da Globo

Colunista do UOL*

19/03/2016 07h01

Essa primeira semana de exibição de "Velho Chico" apenas veio comprovar o grande erro de avaliação cometido pela Record ao descontinuar a exibição de novelas ao fim de "Os Dez Mandamentos".

Ainda é cedo para uma aposta mais forte, mas todos os indicativos nos levam a acreditar que este novo trabalho do Benedito Ruy Barbosa, em parceria da filha Edmara e do neto Bruno, vai cair até com certa facilidade na graça do grande público.

Até o vento, no caso, resolveu bater a favor.

E tudo jogando contra a estreia de "Os Dez Mandamentos – Parte 2", em 4 de abril. Se em circunstâncias normais a missão desta novela já seria naturalmente complicada, até pela obrigatoriedade de repetir o sucesso da primeira versão, terá ainda em suas costas o compromisso de recuperar um terreno combalido pela reexibição de séries.

Fica até difícil, em todos os desenhos, calcular o prejuízo de um planejamento mal feito.

Vai não vai

Ter ou não ter a "Fazenda", na temporada atual, é um caso ainda em discussão na Record.

Enquanto alguns setores da sua direção já fecharam a questão, dando como certo que não irá ao ar e pronto, outros entendem que seria uma boa e trabalham para isso.

Aí é o cúmulo

Momentos como o de agora também são importantes para uma reflexão sobre o nosso jornalismo. Os exageros têm que ser contidos e os limites observados.

Houve quem estampasse uma foto da deputada federal Benedita da Silva, fazendo compras em supermercado, com a manchete "Benedita da Silva ignora crise do governo petista e vai às compras". Como reagir a isso?

Por outro lado

Não existe nada de mais pobre que a tentativa de alguns setores ou grupelhos em querer responsabilizar a imprensa pelos estragos realizados neste país. Isto é ignorar a verdade.

O jornalismo, no geral e no particular em muitos casos, desde o mensalão até agora, só cumpriu o seu dever de denunciar e de bem informar. Agressões contra representantes da imprensa e coros desafinados contra emissoras, permitidos até pela presidente, nunca estiveram tão fora de ocasião.


Mostrapop

Claudia Ohana, apresentadora da Mostra Cine Pop Anos 80, no Canal Brasil, com o Nuno Leal Maia - Ana Paula Amorim/Divulgação - Ana Paula Amorim/Divulgação
Claudia Ohana, apresentadora da "Mostra Cine Pop Anos 80", no Canal Brasil, com o Nuno Leal Maia. Programa vai ao ar dia 16 de abril.
Imagem: Ana Paula Amorim/Divulgação

Check-in

Até com uma certa antecedência, a Band já se organiza para enviar uma equipe a Milão, na Itália, para a transmissão da final da Liga dos Campeões. O jogo está marcado para o dia 28 de maio no estádio San Siro.

El Clássico

A ESPN Brasil vai transmitir, no campo de jogo, dia 2 de abril, o maior clássico mundial da atualidade, Barcelona x Real Madrid.

Narração de Paulo Andrade, comentários de Paulo Calçade e Juan Pablo Sorin, reportagens de Mendel Bydlowski e Tiago Arantes. Na mesma semana, o programa “Futebol no Mundo” vai exibir as histórias, curiosidades e grandes confrontos dos dois times.

Sinal dos tempos

Na onda da TV cada vez mais informativa, o "Hoje em Dia" da Record, na volta de cada intervalo, entra com o César Filho apresentando duas ou três notícias.

E isto vem ocorrendo mesmo nos blocos do entretenimento.

Nazismo

O "Fantástico" deste domingo anuncia a exibição do "último capítulo" da história de um dos mais cruéis assassinos em massa do mundo: o médico nazista Josef Mengele, o "Anjo da Morte" do campo de concentração de Auschwitz.

Das barbáries cometidas na Alemanha, de Hitler, até a sua morte em Bertioga, litoral de São Paulo.

Moçada animadinha

Entre novembro e dezembro, ocorreram as gravações da segunda temporada do reality "Are You The One? Brasil", da MTV, cujo último episódio será apresentado neste domingo, a partir das 19h30.

O programa tem números curiosos, até impressionantes, de fazer inveja ao “BBB”.

Seus participantes protagonizaram cerca de 2.100 beijos calorosos, usaram 22 vezes o "quartinho da privacidade", transaram 32 vezes e utilizaram todas as 50 camisinhas disponibilizadas pela produção.

Fim de linha

Taís Araújo e Lázaro Ramos encerram dia 3 de abril a temporada de "O Topo da Montanha" no Teatro FAAP, em São Paulo.

Isto por causa dos compromissos do casal no Rio, especialmente com a próxima temporada de "Mister Brau" na Globo. Oportunamente, eles pretendem viajar com a peça pelas principais cidades do país.

Estreia

Levada por necessidades jurídicas ou não, a Rede TV! passa a apresentar o "Conexão Models", no mesmo dia, domingo, mesmo horário, 18h30, com a mesma apresentadora Renata Kuerten.

Entra no lugar do "Chega Mais". O esquema de games também será mantido.

Bate – Rebate

• A Globo reedita o "Sinal Verde", programete de Fórmula 1, realizado por Reginaldo Leme entre 1983 e 2002...
• ... Como antigamente, o comentarista narra lembrando os Grandes Prêmios da Austrália e fala da expectativa para o início da temporada. No ar neste sábado no intervalo do "Altas Horas".
• Na passagem por São Paulo, nesta semana, Xuxa realizou uma gravação na casa de Wanessa Camargo para o seu programa da Record... 
• ...  O programa, na medida do possível, agora irá investir em um número maior de externas.
• O diretor Dennis Carvalho está trabalhando com a autora Maria Helena Nascimento na escalação de "Sonha Comigo", na fila das 7 da Globo...
• ... O elenco, em seus papéis mais importantes, está praticamente fechado.
• A produção de "Conselho Tutelar", na Record, só terá início no segundo semestre...
• ... A sua equipe de trabalho, a começar pelo diretor Rudi Lagemann, já está inteiramente definida.
• O SBT, sempre avesso a interromper a sua programação normal para o jornalismo, também se curvou aos últimos acontecimentos...
• ... E isto continuará acontecendo, sempre que houver todo e qualquer assunto de interesse público.
• Marcos Caruso ganhou férias na Globo depois de "A Regra do Jogo"...
• ... Que serão muito rápidas. Em breve, ele já estará à disposição do "Chapa Quente", cuidando de um novo personagem fixo.

C´est fini

O desembaraço e a experiência da Leilane Neubarth na condução do “Jornal das 6”, da Globo News, devem ser destacados. Se alguém não sabe muito bem qual é o verdadeiro papel de um âncora na TV, ela é a melhor definição.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco