Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record faz de "Os Dez Mandamentos" seu novo "Mutantes"

Flávio Ricco*

Colunista do UOL

18/04/2016 07h01

Guardadas as devidas proporções, a Record está próxima de repetir com "Os Dez Mandamentos" os mesmos erros cometidos com "Os Mutantes", sucesso tão esgotado pelas suas diferentes versões, até chegar o momento em que ninguém queria ver mais na frente.

A parte 2 da novela, atualmente em cartaz, só começou a ser esboçada ou improvisada após o final da exibição da primeira. Entre uma e outra veio o filme, e agora se fala em um musical, faltando ainda --se tudo continuar assim-- fechar licenciamento para revista em quadrinhos e, quem sabe, álbum de figurinhas. Moisés, com toda certeza, será uma das carimbadas.

Iniciativas como essas, antes de tudo, demonstram oportunismo e falta de planejamento. Algo como "já que está dando certo, vamos continuar espremendo o bagaço", não percebendo que isto, com o decorrer do tempo, acaba provocando efeito contrário.

Nada contra a opção de produzir novelas religiosas. É um caminho que deu certo e nem acho que deva ser abandonado, mas ao menos que exista o trabalho de se buscar na Bíblia outras passagens tão importantes quanto.

"Liberdade, Liberdade" - João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
Virgínia (Lilia Cabral) com Mimi (Yanna Lavigne), Gironda (Hanna Romanazzi) e Vidinha (Yasmin Gomlevsky) em "Liberdade, Liberdade"
Imagem: João Cotta/TV Globo



Resultado igual

"Liberdade, Liberdade", a nova das 23h na Globo, estreou muito bem e se manteve com números muito próximos da primeira semana de "Verdades Secretas", mesmo se deparando com algumas desvantagens.

"Verdades", na oportunidade, foi ao ar logo depois da novela das 21h, enquanto com "Liberdade" isso só aconteceu na segunda.

Diferença importante

Em sua semana de estreia, especialmente na terça e na quinta-feira, "Liberdade, Liberdade" entrou na sequência do "Mister Brau" e "Chapa Quente".

Nas duas situações houve a necessidade de reverter as suas baixas.

Olha o problema - 1

Aqui se disse que a GFK está próxima de efetivamente iniciar seus trabalhos no Brasil.

Pessoas próximas a ela asseguram que de maio, final do mês, não passa.

Olha o problema – 2

Foram vários os contratempos observados, desde a chegada da empresa alemã ao Brasil até agora, mas nenhum como os ocorridos no início deste ano. Inclusive casos de roubo.

Por incrível que pareça alguns dos seus equipamentos chegaram a aparecer em sites de venda.

Olha o problema – 3

Entre as soluções encontradas para viabilizar o início de operações no Brasil, além da contratação do executivo Flávio Ferrari, a GFK colocou o mexicano Rafael Gomez no comando das suas operações.

Todos os problemas operacionais que vinham travando o sistema já foram praticamente solucionados.

Comando

A 31ª edição da campanha "Criança Esperança", prevista para 2 de julho na Globo, será um trabalho do núcleo do diretor Ricardo Waddington e realizada nos estúdios do Projac, no Rio.

Como o programa entrará mais cedo, por causa da Olimpíada, a sua produção trabalha em ritmo acelerado para fechar os tradicionais "mesões" e o show de sábado.  

Precaução

Como toda e qualquer emissora que não tem os direitos de transmissão, o SBT não poderá usar o nome Olimpíada, Jogos Olímpicos ou algo relacionado em quadros ou programas.

Diante disso já existe o registro de "Corrida pelo Ouro", caso venha a existir a possibilidade de se produzir algo pertinente à competição do Rio.

Pedra em cima

Glória Pires será uma das convidadas desta segunda-feira no "Programa do Jô". Temas como "comentários no Oscar" e memes nas redes sociais não foram abordados.

Em relação a cinema, na verdade, Glória aproveitou o espaço para falar sobre seu trabalho no filme "Nise - O Coração da Loucura", sobre a psiquiatra Nise da Silveira, que entra em cartaz nos cinemas no dia 21.

Glória Pires - Ricardo Martins/Divulgação - Ricardo Martins/Divulgação
Glória Pires participa do "Programa do Jô" e fala sobre o filme "Nise"
Imagem: Ricardo Martins/Divulgação

Variado

A série "Mamonas Assassinas", na Record, não terá um tema musical de abertura específico, como acontece nas novelas por exemplo.

O plano da Endemol é mostrar, no início de cada um dos cinco episódios, diferentes sucessos dos Mamonas e também da Utopia, banda anterior dos músicos.

Diante disso

Já em se tratando de locações, hoje e amanhã o diretor Leonardo Miranda irá definir alguns pontos de gravações em Guarulhos e nos bairros Butantã e Barra Funda, em São Paulo.

A ordem é dar início aos trabalhos até o final do mês.

Bate - Rebate

• "Eta Mundo Bom" e "Totalmente Demais" estão voando em audiência na Globo...
• ... "Velho Chico", por sua vez, continua fazendo muito barulho, mas ainda não chegou ao patamar desejado.
• O programa "Roberto Justus Mais" teve a sua produção paralisada...
• ... Mas continua sendo exibido aos domingos na Record...
• ... E, além de reexibições, tem apresentado edições ainda inéditas.
• A série "Justiça", da Manuela Dias, tem promovido as primeiras reuniões do seu elenco...
• ... Aliás, um elenco muito forte, com Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Drica Moraes, Debora Bloch, Antonio Calloni, Cauã Reymond e Marina Ruy Barbosa...
• ... Os trabalhos devem começar com externas no Recife...
• ... Marina Ruy Barbosa irá se integrar a este novo trabalho assim que encerrar as suas gravações em "Totalmente Demais".
• Franz Vacek pretende definir um nome, o mais rapidamente possível, para substituir Luciano Faccioli no "Rede TV News"...
• ... Já existem negociações em curso...
• ... A estreia do Facciolli à frente do "Olha a Hora!" será no dia 2 de maio, batendo de frente com Datena e Marcelo Rezende.

C'est fini

Ainda no decorrer desta semana ou, mais tardar, na próxima, devem começar as pesquisas do digital em Brasília.

É a próxima etapa do desligamento do analógico, para todos os efeitos, definido para acontecer em outubro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco