Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Vade Retro" vem com proposta de mostrar uma São Paulo que não existe

Monica Iozzi é Celeste em "Vade Retro" - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Monica Iozzi é Celeste em "Vade Retro" Imagem: Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

11/03/2017 07h01

A série “Vade Retro”, com Tony Ramos e Monica Iozzi, toda gravada, é ambientada em uma São Paulo que não existe, algo muito na linha dos quadrinhos ou daquilo que o cinema faz com mais frequência. O telespectador reconhecerá alguns pontos tradicionais, como o Conjunto Nacional, esquina da Paulista com a Augusta, só que em formas diferentes. Foi uma ideia desenvolvida pelo diretor Mauro Mendonça Filho com os autores Fernanda Young e Alexandre Machado:

“Vamos ver São Paulo assim como acontece com Gotham City: é um lugar que a gente acha que é Nova York, mas não é Nova York. Vamos embarcar nessa fantasia”, revela o entusiasmado Mauro, já em poder dos resultados alcançados.

Um plano que também foi bem assimilado pelo diretor de arte, Cássio Amarante, agora só com a expectativa de como o público irá reagir.

Estreia prometida pela Globo para abril.

Riscada do mapa
“A Praça”, do SBT, e o próprio Carlos Alberto de Nóbrega foram homenageados no “Domingo Legal”, com um recuerdo de antigos personagens que foram marcantes no programa.

Só a Gorete Milagres, por problemas de ordem interna, que não são revelados, não foi e jamais será lembrada em circunstância nenhuma. Está com o filme queimado.

Ordem de entrada
Naquilo que diz respeito ao horário das 9 da noite, a teledramaturgia da Globo estabeleceu que “A Força do Querer”, da Glória Perez, tem prioridade absoluta.

Todas as atenções se voltam para ela. Por esta razão é que a novela do Walcyr Carrasco segue sem título e sem o seu elenco escalado.

Fazendo possível
Nem mesmo dentro da Globo existem informações sobre os últimos capítulos de “A Lei do Amor”.

Os autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari pretendem segurar ao máximo a entrega das cenas finais. No Projac, sabem eles muito bem, é que mora o perigo.

Última transmissão
Palmeiras e São Paulo, hoje, 4 da tarde, será oficialmente a última transmissão da Bradesco FM, com narração de Renato Rainha e comentários de Fábio Piperno.

O jogo de domingo já será em rede com a rádio Bandeirantes.

Primeiro do ano 
O primeiro “Gugu” ao vivo, na Record, está confirmado para o próximo dia 22.

Como em todo início de temporada, a equipe do apresentador prepara algumas novidades. 

Vale lembrar
Toque mais que necessário: no próximo dia 29 será desligado o sinal analógico em São Paulo. Não tem perdão.

Além da forte campanha para alertar os desavisados, a Seja Digital tem enviado mensagens em celulares.

"O Céu É O Limite" estreia com Luciana Gimenez e Fábio Porchat - Artur Igrecias/Divulgação/RedeTV! - Artur Igrecias/Divulgação/RedeTV!
"O Céu É O Limite" estreia com Luciana Gimenez e Fábio Porchat
Imagem: Artur Igrecias/Divulgação/RedeTV!
Congraçamento
Hoje, na estreia de “O Céu é o Limite”, na Rede TV!, Marcelo de Carvalho terá como convidados a mulher dele, Luciana Gimenez, e o contratado da Record, Fábio Porchat.

Um programa que fez história na televisão do começo, apresentado por Aurélio Campos antes e J. Silvestre depois. É um formato que chama público.

Deixa a desejar
“A Terra Prometida”, novela da Record, não está conseguindo repetir o sucesso de “Os Dez Mandamentos” em outros países.

No Chile, entre os casos mais graves, fez a TVN cair do segundo para quarto lugar no horário.

Lado da Globo
A Comunicação da Globo procurou a coluna para informar que não existe ainda nada decidido com o “The Voice Kids” do ano que vem. A sua equipe está inteiramente voltada para a edição de agora.

No entanto, aqui se disse que a informação veio dos bastidores da emissora, fontes das mais confiáveis, que Carlinhos Brown e Ivete Sangalo terão um ou, se for o caso, até dois novos companheiros no ano que vem.

Não vai atrapalhar
O SporTV decidiu enviar as suas duas principais equipes, entre narradores e comentaristas, para a Copa das Confederações na Rússia, até mesmo porque depois dos jogos de março, só em agosto serão reiniciadas as eliminatórias da Copa do Mundo.

Prejuízo nenhum.

Bate – Rebate

• “O Rico e Lázaro”, nova bíblica da Record, promete ser a novela que mais se utilizará de efeitos especiais como recurso...
• ... Em vários momentos da sua narrativa haverá necessidade de fazer uso deles.
• Rodrigo Viana, jornalista esportivo, está à frente do 1º Congresso Mundial de Futebol Mental, que vai acontecer entre os dias 20 e 26 deste mês.
• ... Um projeto que ele tem contado com apoios importantes, como do Zico, Milton Leite, Careca, Zé Mario, Milton Neves, seu Pepe e muitos outros.
• Programa diário não é fácil. Ainda mais de entrevistas...
• ... A equipe do Porchat, na Record, é uma que já começa a enfrentar essa dificuldade.
• O “Fantástico”, mesmo contra a torcida de boa parte do público, vai continuar insistindo com seus quadros de temporada...
• ... Tais como “Chefe Secreto”, “Segredos de Justiça” e outros.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco