Topo

De mocinho a vilão: Como a imagem de Projota no 'BBB 21' mudou com o jogo

Projota é eliminado no "BBB 21" - Reprodução / Globoplay
Projota é eliminado no "BBB 21" Imagem: Reprodução / Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2021 23h55

Sexto eliminado, com 91,89% dos votos, Projota começou o "BBB 21" (TV Globo) cheio de moral. O rapper foi um dos seis escolhidos em votação do público para chegar no jogo com uma imunidade e uma indicação em grupo. Durante os dias na "casa dos imunes", ele conquistou o favoritismo da audiência com seu bom papo e por se assumir como fofoqueiro.

Ao ver um aviso para Carla Diaz, que estava na casa "oficial", ele não deixou passar o erro da produção e fez questão de correr para contar aos companheiros, comemorando a "fofoca quentinha".

De salvador a algoz

No encontro entre os dois grupos, Projota protagonizou uma cena emocionante com Lucas Penteado: o ator revelou ter superado a depressão com a ajuda das músicas do rapper e afirmou que foi salvo por ele. Os dois se abraçaram e choraram muito.

BBB 21: Lucas Penteado e Projota se abraçam - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lucas Penteado e Projota se abraçam
Imagem: Reprodução/Globoplay

A relação dos dois, aliás, tem história para um capítulo inteiro. Após o momento amoroso de apresentação, Lucas se envolveu em seguidas discussões com Kerline. A casa acabou tomando partido e Projota se propôs a ter uma conversa. Durante o papo, ele aconselhou o fã e se ofereceu até para bancar o acompanhamento psicológico dele fora da casa.

A atitude repercutiu e o rapper foi elogiado diretamente pelo apresentador Leifert, que agradeceu particularmente pelo "enquadro" em Lucas. Daí em diante, a relação se deteriorou. Projota se colocou como antagonista de Lucas, se negou a acordá-lo para o raio-x, reafirmou que queria o ator fora da casa e chegou a armar um plano envolvendo a maioria dos confinados para garantir a presença de Lucas no paredão.

A situação se tornou insustentável durante a festa em que Lucas, mais uma vez discutiu com diversos participantes, após trocar beijos quentes com Gil. Pocah disse a Projota que o ator fez ameaças aos brothers e o rapper confessou que escondeu uma faca da cozinha para se defender de Lucas.

r - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Projota conversa com Lucas sobre a briga na festa 'Herança Africana'
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Na mesma noite, Projota também quis sair do BBB. Ele chegou a entrar no confessionário, mas foi acalmado pela produção. Em um áudio vazado da conversa, Boninho, diretor geral da atração, detonava Lucas. Foi o suficiente para o rapper desistir da desistência.

Amizade com Arthur e fama de manipulador

O rapper dividiu a casa dos imunes com Arthur, que não o reconheceu ao se apresentar. Os dois venceram a segunda prova do líder e acordaram que o instrutor de crossfit ficaria com a liderança. Pela proximidade entre eles, Arthur foi acusado de ser influenciável e Projota de manipulador.

Mas a fama de vilão não intimidou o brother, que assumiu a vilania e fazia piada sobre o rótulo com Nego Di e Karol Conká, também apontados como tal.

Karol Conká, Projota e Nego Di brincam de vilões - Reprodução Globoplay - Reprodução Globoplay
BBB 21: Karol Conká, Projota e Nego Di
Imagem: Reprodução Globoplay

Após a saída de Lucas, o rapper também articulou votos em Fiuk e afirmou que usaria a aliança de Carla Diaz no jogo. Cada vez mais próximo de Arthur, a dupla protagonizou uma cena que virou piada entre o público do reality na internet: Projota dando comida na boca do amigo, que estava com o braço imobilizado.

BBB 21: Projota dá comida na boca para Arthur - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Projota dá comida na boca para Arthur
Imagem: Reprodução/Globoplay

Xepa e fuga do paredão

A vida de Projota na casa do BBB começou a mudar com a liderança de Sarah, que não o convidou para o grupo VIP. Na xepa, o rapper ameaçou deixar o programa se sentisse fome. Acreditando ser a indicação da sister, ele acabou sendo o mais votado pela casa e enfrentaria Arthur, Gilberto e Karol Conká no paredão, mas acabou escapando da berlinda ao vencer a prova bate-volta.

Chocado de receber tantos votos, ele prometeu ir para cima e não ser mais surpreendido no jogo e também lamentou a possibilidade de precisar enfrentar os dois melhores amigos.

Início de um sonho... Deu errado

Após ser o mais votado, escapar do paredão e ver seus aliados Nego Di e Karol Conká sendo eliminados em sequência, Projota recalculou a rota e declarou a vontade de trazer para o jogo os participantes "do meio". Prometendo "derrubar o muro", ele apontou todas as armas para João Luiz e decretou o fim do professor de geografia.

Ele propôs o plano a outros brothers, mas Sarah avisou ao professor sobre as intenções do rapper. No mesmo dia, João conquistou a liderança e Projota, claro, não gostou nada da virada da sorte: "Atrapalhou os meus planos".

A saga de 'Projócolis'

Para tentar se safar, ele propôs a Arthur que ambos ficassem de plantão para o caso do big fone tocar. Os planos novamente foram frustrados: Caio venceu a prova do anjo e deu o castigo do monstro a Projota e Pocah. Pelas regras, ele precisaria passar os próximos dias vestindo uma fantasia de brócolis.

Projota no monstro do BBB 21 - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Projota no monstro do BBB 21
Imagem: Reprodução/Globoplay

Incomodado com a fantasia, ele chorou e a produção fez alterações na roupa por duas vezes para ajudá-lo. Vestido de brócolis, ele se revoltou com o que chamou de traição de Caio e, chorando, afirmou que vai "tirar um por um". A revolta seguiu ao longo dos dias e atingiu o pico quando ninguém se ofereceu para que ele furasse a fila do raio-x, uma regra implícita para quem cumpre o castigo.

O sofrimento de Projota durou até a noite de domingo, quando foi liberado de usar a fantasia de brócolis. Mas logo começaria o drama seguinte, quando momentos depois foi indicado ao paredão por João Luiz. Após votação da casa e prova bate e volta, Lumena e Arthur completaram a berlinda.

Salvo por pouco

Com a eliminação de Lumena, Projota se sentiu muito mais confiante em relação ao jogo. O rapper não sabia que levou uma boa parcela dos votos — 37,07% — e, por isso, considerou que sua permanência na casa tinha um grande significado. Ele também demonstrou ter ficado feliz por não estar "cancelado"... Na opinião dele, claro.

BBB 21: Projota e Arthur pulam na piscina para comemorar - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Projota e Arthur pulam na piscina para comemorar
Imagem: Reprodução/Globoplay

Fiel escudeiro

Sem os outros aliados de jogo, a dupla Projota e Arthur ficou mais próxima do que nunca. A amizade era tanta, que Arthur priorizou o rapper ao invés de Carla Diaz, seu affair na casa, e imunizou o amigo. A imunização, inclusive, foi incentivada por Projota, que disse ao crossfiteiro que os dois estavam juntos.

E por falar em "Carthur", o rapper foi quase parte do relacionamento do amigo. Foram inúmeras as vezes que Projota aconselhou Arthur sobre seu relacionamento com Carla. Ele disse que faltava diálogo na relação dos dois, que o relacionamento era confuso, disse a Carla que ela não era fácil e, algumas vezes, falou mal da "namorada" do capixaba junto dele.

Quando Carla foi eliminada no paredão falso, Projota confessou que não confiava na sister por achar que ela fazia média. Acontece que ela voltou. Foi aí que o brother se ajoelhou diante da atriz e tentou contornar a situação:

Eu sei como eu me senti em relação a tudo isso. Eu sei o que eu disse e como eu pensei sobre tudo isso. Se em algum momento você quiser conversar comigo, eu estou aí disponível. Até para a gente poder trocar isso no seu tempo, como você se sentir melhor.

BBB21 Projota se ajoelha para falar com Carla - Reprodução / Globoplay - Reprodução / Globoplay
BBB21 Projota se ajoelha para falar com Carla
Imagem: Reprodução / Globoplay

Mesmo com o retorno surpresa de Carla, a parceria entre Projota e Arthur seguiu intacta. O rapper disse ao crossfiteiro que sentiu Carla diferente com ele, mas já adiantou: "Se vai jogar com você, vai jogar comigo".

E não pensem que a sister não percebe a predileção do affair pelo amigo. Na última festa, Carla questionou se Arthur iria dormir de conchinha com Projota após ele "desviar" de dormir com ela. Ela também disse a Arthur que ele é manipulado por Projota.

Do que Projota se alimenta?

Para além de todas as suas estratégias de jogo, Projota ficou marcado por algo muito peculiar. O brother tem uma longa lista de alimentos que não come, o que chamou a atenção dos espectadores do programa.

Durante o confinamento, o rapper contou que não gosta de estrogonofe, queijo, lasanha, goiabada e rapadura, além de ter reclamado da comida da xepa e de alimentos em festa. Ah, ele também não sabe fazer arroz.