Topo

Relatos de festas, bronca e críticas ao governo: Como o 'BBB' abordou covid

BBB 21: Relembre como reality abordou a pandemia - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Relembre como reality abordou a pandemia Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2021 11h03Atualizada em 30/04/2021 12h38

A pandemia de coronavírus é uma realidade no Brasil desde março de 2020. Ou seja, quando os brothers do "BBB 21" (TV Globo) foram confinados para participar do reality, eles já ansiavam por uma vacina e sabiam os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus.

Ao longo da temporada, vários participantes relataram suas experiências com a pandemia. Sarah, por exemplo, fez muitas declarações polêmicas, o que causou uma interferência de Tiago Leifert, ao vivo.

Além da brasiliense, outros brothers contaram participar de aglomerações ou o contrário disso, se isolaram totalmente. Relembre:

Sarah polêmica

A consultora em marketing digital protagonizou um capítulo a parte no que diz respeito a declarações polêmicas sobre a pandemia.

Tudo começou quando a sister revelou que frequentava festas durante o período e chegou a ser questionada pela produção sobre seu comportamento.

"Quando eu fiz a entrevista [para entrar no programa], eles falaram pra mim: 'a pandemia não existe para você? Ninguém está morrendo para você?'. Eu disse: 'uai, eu não tô sentindo é nada'", detalhou a participante.

"Só não peguei covid porque Deus me ama", acrescentou Sarah.

BBB 21: Sarah fala sobre pandemia do novo coronavírus - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Sarah fala sobre pandemia do novo coronavírus
Imagem: Reprodução/Globoplay

Depois, ao encontrar uma máscara em suas coisas, Sarah colocou a peça no rosto e "brincou" com a situação:

Vou entrar assim hoje no ao vivo (...) Virou até piada para a gente, porque tem tanto tempo que a gente não usa (...) Pensando nas vítimas do covid (risos).

BBB 21: Sarah faz brincadeira com máscara e covid e revolta fãs - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Sarah faz brincadeira com máscara e covid e revolta fãs
Imagem: Reprodução/Globoplay

Em outra conversa, a sister chamou de "frescura" os protocolos contra a doença ao comentar que foi a uma festa no último réveillon.

"Eu fui para Réveillon esse ano, uma frescura da porr*. Toda hora chegava polícia, falando para ficar nas mesas, esse negócio de distanciamento, tinha que fazer teste antes", reclamou.

BBB 21: Sarah fala sobre festa de ano novo na pandemia - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Sarah fala sobre festa de ano novo na pandemia
Imagem: Reprodução/Globoplay

No mesmo papo, Arthur confessou temer não poder encontrar a família após deixar o programa, por conta da pandemia. Neste momento, Sarah "acalmou" o colega e minimizou a situação:

"Dá para ir já, não está mais tão ruim o negócio não", opinou. Rodolffo concordou: "Tá não".

Caio ainda zoou o capixaba: "Desculpa de aleijado é a muleta".

Àquela altura, o Brasil vivia o pior dia da pandemia até então, marcando 3.158 mortes por covid-19 em um intervalo de 24 horas.

Interferência de Leifert

Após tantas declarações irresponsáveis, o apresentador do reality se pronunciou a respeito e deu um aviso aos brothers durante o programa ao vivo. Tiago Leifert revelou que estávamos vivendo a segunda onda da pandemia:

(...) Eu sei que vocês olham as festas, as provas, e acham que está tudo bem, mas não tá tudo bem. A gente continua trabalhando da mesma forma do ano passado, com várias restrições, com álcool, lavando a mão, máscara o tempo inteiro. Então, assim, tá igual, tá até um pouco pior do que quando vocês entraram.

Aos telespectadores, o apresentador explicou que a bronca foi motivada por "brincadeiras" feitas por pessoas da casa.

No dia seguinte, quase todos os brothers pediram em seus raios-x que seus familiares e os fãs do programa ficassem em casa se fosse possível, incluindo Sarah.

BBB 21: Após bronca de Tiago, Sarah pediu que as pessoas fiquem em casa - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Após bronca de Tiago, Sarah pediu que as pessoas fiquem em casa
Imagem: Reprodução/Globoplay

Apesar disso, Sarah voltou a polemizar. Emparedada, a sister "agradeceu à pandemia" como desculpa para ficar em casa, caso estivesse "cancelada" aqui fora.

A brasiliense ainda especulou que a situação estaria pior por conta das vacinas, que não teriam sido efetivas.

BBB 21: Sarah faz planos pós paredão - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Sarah faz planos pós paredão
Imagem: Reprodução/Globoplay

Mea-culpa

Após ser eliminada, Sarah pediu perdão por suas declarações e alertou aos fãs que a situação da pandemia estava grave.

Festinhas

Ao longo do "BBB 21", outros brothers relataram terem ido a festinhas e inclusive terem se contaminado ou disseminado o coronavírus.

Foi o caso de Rodolffo, que fez uma reunião com mais de 10 pessoas para celebrar seu aniversário, quando já estava com sintomas do que ele achava ser gripe.

O mesmo aconteceu com Fiuk, que fez uma festa para 10 pessoas de sua família e pegou covid-19 na ocasião.

BBB 21: Fiuk conta que fez festa para 10 pessoas na pandemia - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Fiuk conta que fez festa para 10 pessoas na pandemia
Imagem: Reprodução/Globoplay

Juliette contou que passou quatro meses isolada com a mãe em Campina Grande, na Paraíba. Mas após se mudar para a capital João Pessoa, passou a frequentar restaurantes, bares e festas, já com as medidas restritivas flexibilizadas.

Camilla deu uma bronca na amiga e disse que as pessoas precisam ficar quietas em casa. Juliette respondeu que ficava isolada após sair:

Você quer se colocar em risco? É um direito seu. Você também não pode botar ninguém em risco, só você. Você é responsável apenas por sua vida. Meu princípio, depois que eu comecei a sair, era esse.

BBB 21: Juliette conta para Camilla como pegou covid - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Juliette conta para Camilla como pegou covid
Imagem: Reprodução/Globoplay

No dia seguinte, a paraibana revelou que comemorou o aniversário em um jantar com amigos em dezembro, justificando que todos já teriam tido covid-19.

Descoberta da vacinação

Na manhã de ontem, o 'top 5' foi chamado para literalmente vestir a camisa da campanha "Vacina sim", em prol da vacinação contra o coronavírus. Os participantes se reuniram na sala e, já emocionados, ouviram a líder Juliette explicar do que se tratava a ação.

BBB 21: Brothers descobrem vacina - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Brothers descobrem vacina
Imagem: Reprodução/Globoplay

Todos choraram muito e ficaram felizes. Juliette dedicou a todos que perderam a vida para a doença e Camilla homenageou os médicos que estão na linha de frente do combate ao vírus.

Gil lembrou-se de seus companheiros pesquisadores e ovacionou esses profissionais. O doutorando explicou e defendeu a importância da pesquisa acadêmica para os brothers.

Ser pesquisador no Brasil, com 2 mil e pouco, que não é muito, é muito difícil. Eu vim da pesquisa, do doutorado, sei como é difícil. Muitas pessoas fazem ser valorizado. A pesquisa é válida, honrada, e a pesquisa merece. Gilberto

BBB 21: Gil fala sobre a importância da pesquisa científica - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Gil fala sobre a importância da pesquisa científica
Imagem: Reprodução/Globoplay

Pouco tempo depois, Fiuk contou que "perdeu tudo" durante a pandemia: "Mano, acabou tudo na minha vida com a covid. Eu tive que vender carro, perdi tudo o que eu tinha", disse.

À noite, Tiago Leifert deu algumas informações sobre como a vacinação está acontecendo.

Arthur respeitador de quarentena

Em contrapartida, o último eliminado do "BBB 21" sempre prezou pelos protocolos contra a covid-19. Arthur contou que passou natal e ano novo sozinho e relatou sua revolta com as aglomerações em sua cidade natal, Conduru, no Espírito Santo.

Me revolta muito lembrar das paradas que eu via em Conduru. Vida normal (...) Boteco torando mesmo. Galera com as mesinhas, na rua. E p****, lá não tem hospital, bicho. Só postinho de saúde.

Ao ganhar uma viagem para Turquia durante uma ação de patrocinador, o crossfiteiro deixou bem claro: só iria após o fim da pandemia.

BBB 21: Arthur fala sobre pandemia de coronavírus - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Arthur fala sobre pandemia de coronavírus
Imagem: Reprodução/Globoplay

Críticas ao governo

Gilberto e João Luiz chegaram a criticar a forma como o governo lidou com a pandemia:

Faltou fiscalização, serviço, medida de segurança... É você baixar um decreto de que vai fechar isso, que vai ter rodízio de pessoas na rua, isso tudo é medida de segurança. João Luiz

A postura de líderes, o povo acaba seguindo. É o líder do povo. Se eu te admiro e te vejo fazendo algo, eu vou seguir. É como seus filhos, eles te seguem. Gilberto

BBB 21: João fala sobre a falta de suporte na pandemia - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: João fala sobre a falta de suporte na pandemia
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Agora, a nossa cobertura do BBB 21 também está no Telegram! Para se inscrever, acesse este link ou procure por Splash UOL - BBB21 no aplicativo. Ao encontrar o canal, é só clicar em "entrar" ou "join" e pronto, você vai receber diariamente as principais notícias da reta final do reality.

Quem deve ser eliminado do 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 379216 votos
64,19%
Globo/João Cotta
27,67%
Globo/João Cotta
8,14%
Globo/João Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto