Topo

Fernanda Torres toma vacina da AstraZeneca contra a covid: Eficaz e segura

Fernanda Torres é vacinada contra a covid-19 no Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram
Fernanda Torres é vacinada contra a covid-19 no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

14/06/2021 13h47Atualizada em 14/06/2021 15h21

A atriz Fernanda Torres, 55 anos, se vacinou hoje contra a covid-19 através da vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Fiocruz. Fernanda avaliou qual vacina tomaria devido ao histórico de trombose na sua família.

Hoje ela explicou a situação aos fãs e reforçou, assim como especialistas, que a melhor escolha não é qual vacina tomar, mas se vacinar.

Tenho casos de trombose na família e mesmo sabendo do risco ínfimo, mais do que ínfimo, da vacina da AstraZeneca, procurei pela Pfizer nos postos, cuja chegada ao Brasil havia sido anunciada nos jornais dois dias antes da minha data de vacinação. Fui como qualquer cidadão, não tive informação privilegiada e não pedi que alguém checasse no meu lugar porque achei que aquele era um ato que cabia a mim. Também não furei fila ou forjei atestados.

Fernanda lamentou que a sua análise, feita junto ao médico pessoal, foi usada para criar teorias conspiratórias e antivacinas. Ela afirmou que Fernanda Montenegro, sua mãe, de 91 anos, recebeu doses da AstraZeneca — a segunda há um mês.

Casos de trombose envolvendo as vacinas da AstraZeneca e Janssen são baixos e os benefícios ao se vacinar superam os riscos — a vacina reduz as possibilidades de hospitalização, doença grave e morte com alta eficácia, entre 70% e 90%, dependendo do laboratório.

A atriz reforçou que a Fiocruz desenvolve um trabalho sério e importante para a vacinação das pessoas.

O fato tornou-se público e contribuiu para alimentar o negacionismo, criando uma desconfiança infundada em torno da AstraZeneca, uma vacina extremamente eficaz e segura. Minha mãe tomou a segunda dose da AstraZeneca há um mês, meu irmão tomou AstraZeneca, bem como o meu enteado transplantado. Hoje, em respeito à Fiocruz, com toda a segurança, tomei a primeira dose da vacina AstraZeneca. Esperei muito por essa hora e estou feliz e aliviada de ela ter chegado [...] A melhor escolha é a vacinação.

Na sexta-feira (11), a assessoria da atriz disse ao UOL que fez uma pesquisa hoje para verificar quais vacinas estão disponíveis no Rio de Janeiro antes de tomar a dose hoje.

No post, ela disse que teve a covid-19 e que, 14 dias depois, viu o D-Dímero — marcador que resulta após a degradação da proteína fibrina, envolvida no processo de coagulação — aumentar e tomou o anticoagulante. Mesmo com baixa, o marcador não voltou ao patamar natural, segundo Fernanda.

A estrela de "Tapas e Beijos" vai continuar usando máscaras — como recomendam os especialistas — após tomar a segunda dose e só tirará quando a cobertura vacinal no Brasil for ampla.

Ela agradeceu à Secretaria Municipal do Rio de Janeiro por adiantar o calendário de vacinação — esta semana, todos os moradores da capital do Rio de Janeiro com 50 anos ou mais devem receber a primeira vacina.

Continuarei usando máscara e mantenho o distanciamento social, até que o Brasil alcance uma taxa de vacinação compatível com o retorno a uma vida próxima do normal. Sei, na pele, que mesmo na forma branda a COVID é uma doença misteriosa, ainda desconhecida, que deixa sequelas.

Imunizados! Os famosos que já receberam a vacina da covid-19