Topo

Em nova votação do "BBB", votos do exterior serão divididos por regiões

Do UOL, em São Paulo

23/02/2016 11h29

A mudança no sistema de contagem de votos do “BBB” afetará também os fãs que moram fora do Brasil. De acordo com a CGCom (Central Globo de Comunicação), os votos vindos do exterior “serão divididos igualitariamente pelas 5 regiões” brasileiras na hora de serem contabilizados.

Essa foi uma das principais questões levantadas pelos fãs quando a Globo anunciou que a contagem dos votos recebidos pela internet passaria a ser regional a partir do último domingo, quando foi formado o paredão entre Ana Paula e Juliana. O resultado da disputa, a primeira com o novo esquema, será conhecido nesta terça.

Entenda a mudança na votação

Os votos recebidos pela internet serão agrupados e contabilizados por região do país – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O candidato que obtiver a maioria simples de voto em cada região ganha 1 ponto. E mais 1 ponto virá da maioria dos votos por telefone e SMS somados. Dessa forma, serão 6 pontos no total: 5 por região geográfica, e 1 por SMS e telefone. É eliminado o candidato com mais pontos. Só no caso de empate é que o brother com mais votos absolutos será eliminado.

Questionada sobre os motivos da mudança na votação, a emissora afirmou: "Com o voto regional, garantiremos uma maior representatividade de cada região brasileira. É uma maneira de valorizarmos as regiões e de conhecer como vota o Brasil. Além disso, mudanças na dinâmica do jogo fazem parte da essência do BBB – desde a estreia, não há uma única edição com o formato idêntico ao da edição anterior".